A Fundação de Adolescentes Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio, do Complexo de Esporte, Cultura e Lazer (Apoena), realizou no período de 20 a 30 de janeiro, uma Oficina de Histórias em Quadrinhos (HQ), voltada para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A oficina foi organizada em comemoração à Semana Nacional de Quadrinhos e teve como objetivo utilizar a linguagem gráfica dos quadrinhos dentro de um contexto pedagógico. A proposta buscou não só incentivar o hábito da leitura, mas também auxiliar no desenvolvimento da memorização, na compreensão de ideias e pensamentos, além de estimular a imaginação e a criatividade. A atividade também visou entreter e oferecer conhecimento, fortalecendo a leitura e a produção de histórias por meio dos quadrinhos.
A ação envolveu 15 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fasepa, sendo mediada pela educadora social Rita Dias. O evento ocorreu tanto no Complexo Esportivo e Cultural (Apoena), quanto nas unidades de atendimento socioeducativo da Fasepa.
A elaboração de histórias em quadrinhos exige uma combinação de imaginação, planejamento e execução técnica. Com isso, a programação foi estruturada para que os socioeducandos compreendessem todo o processo de criação das HQs, desde a técnica até o estímulo à imaginação. Durante as oficinas, os jovens aprenderam dinâmicas de desenho, exploraram a construção de roteiro e conheceram técnicas para desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos.
Rita Dias, educadora social da FASEPA, compartilha sobre a experiência de 10 anos no desenvolvimento do projeto da Semana dos Quadrinhos na Socioeducação: “Esse projeto envolve as unidades da FASEPA e tem como objetivo trabalhar a linguagem das imagens e a contação de histórias por meio dos quadrinhos. Durante as oficinas, buscamos estimular a criatividade dos adolescentes, promover a escrita e o desenvolvimento da linguagem de forma lúdica e dinâmica. Através dessa programação, os participantes têm a oportunidade de explorar a narrativa de maneira alegre e criativa”, destacou a educadora.
Entre os conteúdos ministrados durante o período, destacam-se: O que é uma História em Quadrinhos (HQs); Elementos fundamentais e suas características; O Quadrinho Paraense; HQs e o Mundo do Trabalho: A Indústria no Brasil e no Mundo; Teoria e criação de roteiro; Teoria e criação de personagens e Criação espontânea.
Raquel Santos, coordenadora de monitoria no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), destaca a importância desses cursos durante a medida socioeducativa, pois incentivam a criatividade, o prazer pela leitura e a arte. “Esse curso é fundamental para estimular a criatividade e despertar o interesse pelo desenho e pela leitura. Aqui, temos uma biblioteca à disposição das socioeducandas, e vemos que muitas se interessam, principalmente, por histórias em quadrinhos. É interessante que elas conheçam a história dos quadrinhos e aprendam a criar, para que possam desenvolver a imaginação e, assim, criar suas próprias histórias em quadrinhos”, enfatizou a coordenadora.
No último dia da programação, 30 de janeiro, os adolescentes em medida de semiliberdade visitaram a Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Estado do Pará, e participaram de uma oficina de tirinhas com desenho em quadrinhos, mediada por Valéria Aranha. Esta atividade fez parte da programação do Dia do Quadrinho Nacional, organizada pelo Centro Cultural Tancredo Neves, que segue até o final de fevereiro.
Um dos socioeducandos compartilhou sua experiência positiva ao participar da oficina de quadrinhos na unidade, e também expressou grande entusiasmo pela oportunidade de visitar e participar da oficina na Gibiteca do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), ” Adoro ler, e nunca havia visto tantos gibis em um único lugar. Sou de Toméaçú, e na minha cidade só tem uma biblioteca para atender toda a população, essa aqui é grande e tem tudo.”, ao falar sobre sua experiência na Fasepa, o adolescente destacou sua vontade de continuar aprendendo e aproveitou para dizer que pretende participar de mais cursos durante o tempo em que permanecer na instituição.
A iniciativa da Fasepa reforça o potencial dos quadrinhos como ferramenta pedagógica e como meio de expressão criativa e de comunicação para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)