Nos períodos de 26 a 28, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) foi convidada a participar da I Reunião Técnica do Fórum Estadual dos Gestores Socioeducativos “FONACRIAD 2025”, este ano, realizada em São Paulo.
O Fonacriad foi criado como uma instância para promover a troca de experiências, debates sobre conceitos e busca de soluções entre gestores e dirigentes das Fundações de Atendimento Socioeducativo no Brasil, com o objetivo de aprimorar a gestão e a execução das medidas socioeducativas no país.
O evento deste ano teve como tema “Mentes que transformam: saúde mental de adolescentes e servidores do Sistema Socioeducativo”, destacando a importância da troca de conhecimentos e da atualização de práticas no campo socioeducativo. A participação da Fasepa é fundamental para contribuir com o fortalecimento das políticas públicas e das ações voltadas para a saúde mental e o bem-estar tanto dos adolescentes quanto dos servidores que atuam no sistema socioeducativo.
De acordo com Kátia Porfírio, coordenadora de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, “participar do evento é uma oportunidade de conhecer a atuação das medidas socioeducativas em outros estados, além de apresentar um panorama da política pública desenvolvida pela Fundação Socioeducativa do Pará”, destacou.
O evento contou com quatro dias de programação, que envolveram uma visita técnica à sede da Fundação CASA, além de uma visita a unidade socioeducativa, apresentações dos estados e discussões sobre deliberações para a política socioeducativa.
A Fasepa reafirma seu compromisso com o aprimoramento das políticas de atendimento socioeducativo e com a busca constante por práticas mais eficazes e humanizadas.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação