Já em ritmo de festa, os socioeducandos privados de liberdade, do Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (Cseba), unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), iniciaram no início do mês de fevereiro atividades pedagógicas e culturais alusivas ao Carnaval.

Considerando que os parâmetros legais que norteiam e alicerçam a socioeducação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o Cseba em parceria com os professores do convênio entre Fasepa e Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), iniciaram atividades sociopedagógicas alusivas ao carnaval, por ser esta uma importante data comemorativa do calendário cultural brasileiro. Desse modo, o setor pedagógico do centro socioeducativo, e os professores da Seduc, acreditam que conhecer e vivenciar as diferentes manifestações carnavalescas por meio de atividades lúdicas e audiovisuais facilitará a compreensão da temática, possibilitando um maior entrosamento por parte dos socioeducandos nas atividades grupais, estimulando a cooperação e respeito nas ações programadas.

Foram programadas atividades educativas, com oficinas de confecção de adereços, máscaras, dança e música, que terá sua culminância com uma festa simbólica em alusão à data, envolvendo socioeducandos, familiares e servidores.

De acordo com a Assistente Social do CSEBA Aldiene Sousa, uma das atividades desenvolvidas com os socioeducandos, é a de confecção de máscaras de carnaval, ensinando sobre a história do carnaval, “neste espaço de produção artística  estamos orientando os socioeducandos sobre o Carnaval como manifestação cultural tradicional brasileira, mostrando aos jovens, que todos podem se divertir com responsabilidade e sem violência”, disse a Assistente Social.

Um socioeducando do Cseba, afirma que não poderia perder a chance de participar das oficinas e aproveitar essa oportunidade em aprender, “Estou aprendendo que essa é uma festividade que é comemorada no Brasil todo, e participar das aulas e oficinas de enfeites, objetos, e adereços é muito importante pra mim, saber que eu estou contribuindo com o preparativo para o nosso evento de carnaval me deixa muito feliz”, declarou o socioeducando.

De acordo com os técnicos do Cseba, durante uma semana os adolescentes irão estudar sobre o carnaval, e produzirão objetos decorativos que farão parte da decoração da festa que acontecerá na semana do carnaval.

Para a socioeducação, a cultura é um dos pilares do sistema, que pode ajudar no resgate dos bons valores de cada socioeducando, ajudando no processo de ressocialização.

A Fasepa é composta por 15 unidades de atendimento socioeducativo na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém, e todas estão realizando atividades pedagógicas com a temática da época, garantindo aos adolescentes privados de liberdade, os direitos que devem incluir a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade