Na última quarta-feira (11), socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), iniciaram o curso profissionalizante de Mecânico de manutenção em motores Ciclo Otto. A ação é fruto de uma parceria entre a Fasepa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Com carga horária de 160h, o curso será composto por aulas teóricas e práticas e visa à qualificação profissional dos adolescentes e jovens que fazem parte do sistema socioeducativo da região metropolitana de Belém. Segundo a psicóloga do eixo profissionalização da Fasepa, Alessandra Amorim, a qualificação profissional é fundamental para a entrada dos jovens no mercado do trabalho, e é um diferencial para a sua carreira, “o mercado de trabalho é competitivo, e ter uma qualificação é preparar-se para exercer funções específicas, como também, para as diversas situações que fazem parte do mundo do trabalho”, reforçou a técnica da Fasepa.

Para o instrutor do Senai, Clóvis Santana, a aula inaugural proporciona o primeiro contato com a proposta do curso, e isso, tanto para os socioeducandos, como para os profissionais, é de grande expectativa,  “estamos com uma expectativa muito boa desse curso dentro da Fasepa, pois nosso objetivo é inserir esses jovens no mercado de trabalho, uma vez que, com posse do diploma, eles garantem respaldo e comprovação da experiência adquirida. O Senai garante o curso teórico e prático, e é essa prática que é um grande diferencial dentro do mercado de trabalho, o curso traz consigo o próprio sentimento de trazer uma nova visão para esses jovens, que poderão sair daqui já direcionados a uma profissão”, declarou o instrutor.

“Essa parceria é muito importante para os socioeducandos, pois além do conhecimento adquirido no curso, é uma oportunidade que pode abrir muitas outras portas. A riqueza de conteúdo do curso, com toda certeza vai fazer os jovens de fato saírem qualificados para o mercado de trabalho”, destacou o Diretor de Atendimento Socioeducativo (DAS) da Fasepa, Andrei Miranda.

Durante a aula inaugural, o diretor falou aos socioeducandos, que esse é um compromisso que a Fasepa tem, em ajudar a inseri-los no mercado de trabalho, “sabemos que esses cursos, vêm somar com o ambiente de mudança de vida, não só de vocês, mas também dos familiares que tem depositado muita esperança nesse processo de ressocialização e retorno de vocês para suas casas e comunidades, então, se esforcem!”, reforçou o diretor.

O curso de mecânica é um pedido recorrente dos jovens do sistema socioeducativo e agora se tornou realidade, “eu queria esse curso já faz um tempo, graças a Deus ele chegou, ele é muito importante porque eu posso com ele mudar de vida, eu posso abrir minha própria oficina e dar orgulho para a minha família”, declarou um socioeducando inserido no curso.

Segundo a coordenadora do Senai, Nelma Raiol, “O objetivo do Senai é esse, qualificar e preparar essa mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, e nesse momento os socioeducandos estão tendo essa oportunidade, se eles se dedicarem, sairão daqui altamente qualificados, com o curso do Senai, eles estarão um passo à frente, pois o certificado é válido em todo o território brasileiro, isso será um diferencial para a vida deles”, disse a coordenadora.

Durante a aula inaugural, uma socioeducanda, de 17 anos, ressaltou sobre as expectativas com o curso quando retornar ao convívio social. “Espero poder aprender essa profissão, porque ninguém fica desempregado com um curso desses, hoje eu estou aprendendo, amanhã posso ensinar, então é isso, eu vou aproveitar a oportunidade e me esforçar, e ter foco para ir além, pois essa é uma grande oportunidade”, celebrou.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Foto: Carlos Williames (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade