A celebração da Páscoa nas unidades socioeducativas do Estado do Pará, fez a diferença no calendário do mês de março, pois proporcionou um momento de reflexão, união e aprendizado, vivenciados por adolescentes, jovens, familiares e profissionais envolvidos na Socioeducação. Nas Unidades de Atendimento Socioeducativo, os eventos foram marcados por apresentações teatrais, musicais e momentos de celebração com uma palavra de ânimo e esperança.

A celebração da data foi organizada pelo setor pedagógico das unidades, em parceria com os professores da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), vinculados a E.E.E.F.M. Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, que possui convênio com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A Fasepa traz em suas ações, uma política pública destinada à promoção, proteção e defesa dos direitos humanos e fundamentais de adolescentes e jovens privados de liberdade.

As programações realizadas nas unidades tiveram como objetivo levar a todos os envolvidos, a reflexão sobre o real sentido da Comemoração Cristã, proporcionando momentos de união, partilha e reflexão, conceitos que podem ser trabalhados no processo socioeducativo. Apresentações musicais, artísticas e teatrais, louvores, além de culto ecumênico estiveram nas programações para a celebração.

O envolvimento e participação de todos é o reflexo do trabalho que vem sendo realizado na unidade. “Nossa unidade celebrou a Páscoa com a participação dos socioeducandos, servidores e parceiros religiosos, foi um momento ímpar de reflexão e comunhão”, avaliou o gerente do Centro de Semiliberdade (CAS 2), Yuri Santos, que destacou a participação e envolvimento de todos na celebração.

A programação foi recheada de apresentações musicais, teatrais e louvores, em adoração a Jesus. “Foram momentos de muita reflexão, oração e harmonia entre socioeducandos e socioeducadores, contamos com a participação do grupo parceiro ‘Semente do Amanhã’, com pregação da palavra, louvores e do grupo teatral ‘Kauré’ com a encenação da morte e ressurreição de Cristo, foi tudo lindo e emocionante”, destacou a gestora da Semiliberdade de Santarém, Rosangela Sales.

Promover ações culturais e de reflexão espiritual dentro do sistema socioeducativo tem sido fundamental para proporcionar uma nova perspectiva de vida para esses jovens socioeducandos.

A Fasepa é composta por 15 unidades de atendimento socioeducativo na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém, e todas realizaram a celebração em alusão à páscoa com atividades pedagógicas e reflexivas sobre a temática. Garantindo aos adolescentes privados de liberdade, os direitos que devem incluir a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.