No último sábado (27), uma jovem de 22 anos em cumprimento de pós-medida, vinculada a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), celebrou uma grande conquista com a formatura do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, realizada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Técnico “Presidente Costa e Silva” unidade de ensino da rede pública estadual. A solenidade foi realizada no campus da Universidade da Amazônia (Unama), campos BR.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), tem como objetivo expandir o ensino técnico de qualificação e habilidades profissionalizantes, em parceria com instituições dos setores público e privado para garantir maior participação desses setores. O diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica (DETEC), Washington Berg Sena Corrêa, disse que a Sectet será responsável por toda a formação profissional da COP 30 e profissionais qualificados serão selecionados para esse grande momento, “temos muito que trabalhar, iremos precisar de muita mão de obra qualificada, desta forma posso já observar que os nossos alunos da Escola Costa e Silva que se formam hoje estão de parabéns, e estão aptos para ingressar no mercado de trabalho, e estaremos captando profissionais como vocês para esse grande evento no Estado do Pará”, declarou o diretor.

Entre os formandos, a jovem pós medida, emocionada relembra o início de sua trajetória no curso e da importância dessa conquista para a sua vida. “Quando eu entrei no curso não foi nada fácil, teve momentos que não tive passagem para ônibus, isso desanimava bastante, mas fiz boas amizades, que me deram muito apoio, e não me deixaram parar, além do incentivo da minha mãe, e Deus, que me renovava a cada dia para continuar”. A jovem declarou que teve várias opções que poderia fazê-la desistir do curso, mas que resolveu prosseguir, pois deseja ter um futuro melhor, “Eu tive várias opções, mas fiz uma escolha, o que seria melhor para a minha vida, o primeiro passo que dei, foi quando eu escolhi tentar, e o que quero pra mim é superar, crescer e ter novas conquistas”, disse a jovem.

Todos os presentes testemunharam não apenas a conclusão de um ciclo de formação, mas também a superação de desafios e a conquista de sonhos. A noite foi repleta de relatos emocionados, entre eles o da mãe da jovem que disse que toda a trajetória da filha foi bem difícil, mas nunca deixou de acreditar que ela iria superar todos os obstáculos, e chegar até este momento, “eu sempre pedi pra ela se espelhar em mim, fazer as coisas corretamente, pra valer a pena, hoje é um grande dia pra mim, estou muito emocionada, isso é um presente de Deus”, relatou a mãe.

“Esta formatura representa a conquista e superação da minha filha”, disse o pai da jovem, que relatou também que sem a ajuda do Governo do Estado, por meio da Fasepa e da Sectet, nada disso seria possível. “A vitória da minha filha é também a vitória de cada um que se dedicou, com paciência, para ressocializar, conscientizar, ensinar, tanto durante o período de privação de liberdade, como após esse momento também, sou grato a Fasepa, por tudo que proporcionou, esse resultado é de vocês também!”, declarou o pai emocionado.

A Fasepa tem a missão de acompanhar o adolescente ou jovem pós-medida, ou seja, egresso do sistema socioeducativo, que cumpriu medida de internação provisória ou medida de internação, até dois anos após sua saída. Entre os objetivos do pós-medida estão o acompanhamento do egresso pelo prazo de seis meses após a desinternação, além de ser uma ponte para a inserção no mercado de trabalho, a fim de evitar a reincidência em atos infracionais.

Por Dani Valente (Ascom Fasepa)

Foto: Dani Valente

Os comentários estão fechados.