O mês de janeiro foi repleto de criatividade, cultura e aprendizado para os jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (Ceseba), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). O Centro preparou uma programação especial de férias, com atividades que incentivaram a expressão artística, cultural, esportiva e profissional, além de promover a reflexão sobre temas sociais e ambientais.
A Programação de Férias, que teve início no dia 6 de janeiro e se estendeu por 10 dias, ofereceu uma série de atividades diversificadas, como torneios esportivos, passeios ambientais, oficina de pipas, sessões de cinema e uma oficina gourmet.
O principal objetivo foi proporcionar momentos de integração e socialização, além de promover experiências pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos socioeducandos. A programação também visou, fortalecer, habilidades sociais e emocionais, oferecendo alternativas para o tempo livre e reforçando valores como respeito ao meio ambiente, trabalho em equipe e a importância da educação, impactando positivamente na integração social dos socioeducandos.
Desenvolvendo a Responsabilidade Social e Cultural
Camila Sousa, pedagoga responsável pela programação, destacou a importância dessas atividades, explicando que elas contribuem para o gradual retorno dos jovens ao convívio em comunidade e para o fortalecimento das relações de responsabilidade social. Ela também enfatizou o enriquecimento do repertório cultural dos adolescentes, com acesso a diversas formas de arte e cultura durante o período de recesso escolar.
A programação começou com torneios de futsal e tênis de mesa, jogos de mesa e um momento reflexivo, onde os socioeducandos e servidores discutiram os objetivos e firmaram compromissos pedagógicos de respeito, cooperação e responsabilidade.
Para um dos participantes, os jogos foram uma oportunidade de alegria e distração. “Esses jogos são bons, pois distraem a mente e trazem mais alegria”, comentou o socioeducando.
Oficina de Pipas e Valorização das Brincadeiras Tradicionais
Continuando a programação, foi realizada uma oficina de pipas, onde os adolescentes puderam desenvolver suas habilidades artesanais e criar seus próprios modelos, promovendo uma interação divertida e criativa com os servidores. Essa atividade resgata brincadeiras tradicionais, incentivando a socialização entre os jovens.
Palestras e Passeios Educativos
A programação também incluiu palestras e passeios com temas essenciais para a vida dos adolescentes. Entre os destaques, esteve uma palestra sobre meio ambiente, que incentivou os jovens a refletirem sobre o respeito e cuidado com o ecossistema. Dando continuidade a essa abordagem, foi realizado um passeio externo a um balneário com igarapé na região, proporcionando aos jovens uma vivência direta com a natureza. A atividade teve como objetivo reforçar a Educação Ambiental, promover o respeito e a integração com o meio ambiente, além de fortalecer as relações interpessoais entre os participantes.
Oficina Gourmet e Incentivo à Profissionalização
A Oficina Gourmet, parte do eixo profissionalização, foi uma das atividades mais aguardadas. Os socioeducandos participaram da oficina gourmet, produzindo pizzas, que foram degustadas por todos em um momento de integração e socialização. A oficina também visou promover a autonomia e ensinar habilidades que podem ser aplicadas na geração de renda.
Encerramento com Cultura e Lazer
Para encerrar a programação de férias, os adolescentes participaram de um passeio ao Shopping Rio Tapajós, que incluiu uma sessão de cinema para assistir ao filme Auto da Compadecida 2. A visita teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o cinema nacional, estimular a apreciação da arte e cultura, e reforçar o convívio comunitário responsável.
De acordo com Rita Mônica, Coordenadora Técnica do Ceseba, “esses momentos são fundamentais para a preparação dos socioeducandos para eventuais progressões de medida e para o retorno ao convívio familiar e comunitário”, reforçou a técnica.
As 14 unidades de atendimento socioeducativo da Fasepa realizaram programações semelhantes, reforçando os direitos dos adolescentes privados de liberdade, como o acesso à arte, cultura, esporte e lazer, conforme determina a legislação.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação (Ceseba)