A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectet), promoveu uma importante ação de educação e capacitação profissional para os socioeducandos do estado. Entre os dias 3 e 13 de dezembro, os jovens e adolescentes privados de liberdade participaram de um curso sobre excelência no atendimento ao público, com foco na preparação para o mercado de trabalho, na última sexta-feira (13), os jovens receberam a certificação do curso ofertado.

A iniciativa faz parte do programa Capacita COP 30, que visa oferecer formação de qualidade e proporcionar novas perspectivas aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro profissional. O curso, com duração de 10 dias, foi uma oportunidade de aprendizado prático e teórico, com ênfase no atendimento ao público, um setor fundamental no cenário econômico e social.

Para Karla Ferreira, instrutora do programa Capacita Cop 30, da Secretaria de Ciências e Tecnologia (Sectet), essa parceria com a Fasepa, consolida um momento de formação, integração e qualificação para os socioeducandos, potencializando os mesmos para o futuro, para o mercado de trabalho. “A importância desse momento, é levar cada vez mais, a capacitação profissional que é o que eles precisam, dentro de um universo profissionalização para todos”, disse a instrutora.

O Capacita COP 30 tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação e à capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social e o fortalecimento das competências necessárias para a inserção no mercado de trabalho. Essa ação é parte de um esforço conjunto entre a Fasepa e a Sectet, com o apoio de diversos profissionais, que visam não apenas reeducar, mas também preparar os jovens para uma reintegração positiva à sociedade.

De acordo com Andrei Rabelo, coordenador geral do programa Capacita COP 30, a educação profissional é essencial em todos os espaços, especialmente no contexto socioeducativo. “Quando profissionalizamos o aluno, ele abre portas, e principalmente, garante um futuro melhor e de maior qualidade. Esta certificação, hoje, é a primeira de muitas que ainda virão”, afirmou Rabelo, destacando a importância das ações do programa para a formação e reintegração dos jovens.

A conclusão do curso nesta sexta-feira (13) marca o êxito de mais uma etapa do projeto, que reflete o compromisso das entidades envolvidas com o desenvolvimento humano e a geração de novas oportunidades para aqueles que se encontram em situações de privação de liberdade.

De acordo com a Coordenadora Técnica da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS) da Fasepa, o objetivo da parceria entre a Fasepa e a Sectet é promover a educação e a capacitação para o trabalho. “No contexto do programa COP 30, a proposta é oferecer cursos para os socioeducandos que possam garantir empregabilidade e gerar oportunidades de renda”, destacou a coordenadora.

Com o sucesso desta ação, a Fasepa e a Sectet reforçam a importância de iniciativas educacionais como a do Capacita COP 30, que não só contribuem para a formação profissional, mas também incentivam a mudança de vida dos jovens, proporcionando-lhes um futuro com mais possibilidades.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Carlos Williames (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade