O Carnaval, uma das maiores manifestações culturais do Brasil, ganha um novo significado nas Unidades de Atendimento Socioeducativo da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, as 15 unidades socioeducativas vinculadas à Fasepa promovem uma programação especial, celebrando a diversidade cultural e os valores dessa festa tradicional, ao mesmo tempo em que buscam resgatar princípios essenciais para o desenvolvimento dos socioeducandos.
A iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento sobre a cultura carnavalesca e integrar os jovens, destacando a importância da cultura como um dos pilares do sistema socioeducativo. As atividades buscam envolver os adolescentes de forma pedagógica e divertida, criando um ambiente que une aprendizagem, arte e entretenimento.
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, unidades como o Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (CSEBA) e o Centro Socioeducativo Feminino (CESEF), realizaram um animado baile de Carnaval. A programação foi marcada pela criatividade e diversidade, com atividades pedagógicas que reforçaram a temática do Carnaval, como apresentações culturais, desfiles de máscaras e fantasias, exposições de adereços, bingo e muitas brincadeiras.
O evento contou com a participação da bateria e passistas de algumas escolas de samba, como a conhecida “Quem São Eles” e a “Unidos da Baixada” de Icoaraci, que animaram os socioeducandos com muita música e samba no pé. Além dos convidados especiais, os servidores das unidades, socioeducandos e seus familiares se integraram nas apresentações e participaram de um “bloco de carnaval” com marchinhas, e porta bandeiras, organizada pelos servidores, proporcionando aos jovens um dia especial de lazer e entretenimento.
Cleidiane Monteiro, coordenadora técnica do Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), comentou que a programação do Carnaval ajuda a aproximar os adolescentes da equipe técnica e oferece atividades que fogem da rotina cotidiana dos socioeducandos. Ela ressaltou a importância do “carnaval pedagógico”, que busca durante todo o mês, através de atividades pedagógicas, e com a própria manhã alegre, estreitar os laços entre a comunidade e a socioeducação.
Por sua vez, Kátia Porfírio, coordenadora técnica da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS) da Fasepa, destacou que as atividades sobre a cultura do Carnaval são uma ferramenta lúdica e motivacional. “Essas atividades despertam a criatividade, os valores e a alegria, não apenas nos socioeducandos, mas em todos os profissionais que compõem as equipes das unidades, promovendo desta forma, a integração da comunidade socioeducativa”, afirmou Kátia.
Até o dia 4 de março as unidades seguirão com suas programações, em parceria com os professores da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que realizarão atividades pedagógicas relacionadas ao tema do Carnaval, culminando a programação especial, com a festa de encerramento em suas unidades.
O Carnaval nas Unidades de Atendimento Socioeducativo da Fasepa é uma oportunidade única para integrar cultura, arte e lazer, promovendo o desenvolvimento integral dos socioeducandos e proporcionando momentos de diversão e reflexão sobre a importância da diversidade cultural.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação
- Carnaval do Centro Socioeducativo Feminino – CESEF
- Carnaval do Centro Socioeducativo Feminino – CESEF
- Carnaval do Centro Socioeducativo Feminino – CESEF
- Atividades Pedagógicas e Artística realizada com os socioeducandos (as) das unidades do CESEF e CSEM
- Atividades Pedagógicas e Artística realizada com os socioeducandos (as) das unidades do CESEF e CSEM
- Carnaval Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas – CSEBA
- Carnaval Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas – CSEBA
- Carnaval Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas – CSEBA
- Carnaval Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas – CSEBA
- Carnaval Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas – CSEBA
- Carnaval Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas – CSEBA
- Carnaval Centro Socioeducativo Masculino – CSEM