Nesta sexta-feira (27), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), promoveu uma ação no auditório da sede administrativa, voltada para a campanha Setembro Amarelo. O evento teve como foco a saúde mental dos servidores da instituição.
A campanha, que ocorre anualmente ao longo de setembro, ganhou destaque mundial, e a Fasepa tem se aliado a esse movimento com ações específicas. Este ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”, e o evento buscou informar, desmistificar tabus e oferecer serviços de apoio e autocuidado.
Zenilda Nicácio, que compõe a equipe do NGP, enfatizou a relevância da instituição atuar ativamente na conscientização coletiva sobre a importância da vida. Ela destacou que é crucial falar sobre esses temas, incentivando aqueles que enfrentam dificuldades a buscar ajuda. “Este ano, a programação do Setembro Amarelo está focada nas emoções, abordando a temática de forma lúdica e leve, com ênfase na valorização da vida”, a servidora enfatizou também, que “a ação deste ano é voltada principalmente para o autocuidado e a saúde mental, permitindo que os servidores identifiquem os sinais que podem levar a doenças como a depressão e pensamentos suicidas”. Zenilda ressaltou que o NGP não se limita apenas à prevenção, mas também se dedica a encaminhamentos e à qualificação dos servidores.
O objetivo da ação foi ressaltar a importância de valorizar a vida e promover a saúde mental. A iniciativa incentivou a discussão aberta sobre sentimentos, angústias e desafios emocionais, além de destacar a necessidade de cuidados específicos.
Todos os anos, a Fasepa estabelece parcerias importantes, incluindo a colaboração da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que envolve os estudantes de terapia ocupacional, e do Centro Universitário do Pará (Cesupa), com alunos de fisioterapia e psicologia, além da Universidade de São Paulo (Unicid), que ofereceu orientações sobre questões nutricionais. Neste ano, a novidade foi a participação da representante da Sociedade Brasileira de Podólogos da Regional Pará, Nilza Garcia, que ressaltou a importância dos cuidados com os pés na prevenção de patologias que podem levar à amputação.
O coordenador da Unicid, Eduardo Silva, ressaltou que é muito importante proporcionar aos servidores conhecimentos de auto cuidados, para que os mesmos possam identificar sinais de alerta e fatores de risco à saúde física e mental. “Esses momentos são de grande importância tanto para o servidor, como para o aluno, que pode compartilhar o conhecimento adquirido na universidade, além de colaborar com a valorização da vida”, destacou o coordenador.
A Fasepa reitera que ações de prevenção e apoio devem ser intensificadas não apenas durante o Setembro Amarelo, mas ao longo de todo o ano, visando conscientizar e oferecer suporte adequado aos servidores.
Por Dani Valente (Ascom Fasepa)
Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa)
Compartilhar: