Na última quarta-feira (24), 75 servidores públicos estaduais celebraram na Escola de Governança do Pará (EGPA), a conclusão do curso de especialização em Gestão Pública com ênfases em ‘Políticas Públicas e Governança’ e ‘Gestão do Conhecimento’. A conquista só foi possível graças à parceria firmada com o Governo do Pará por meio do Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG) da EGPA. O curso teve a duração de 18 meses, e certificou três servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).
Os cursos de especialização ofertados pela EGPA estão vinculados à política de formação e valorização de servidores públicos estaduais, estabelecida em projeto político-pedagógico. A formação busca fomentar nos servidores a criação e implantação de políticas públicas, na perspectiva de melhorar a atuação institucional, proporcionando aos servidores selecionados o conhecimento das principais tendências nas áreas de políticas públicas e governança e da gestão do conhecimento.
“Parabenizamos os servidores que foram certificados na Pós-graduação pela EGPA, a conquista oriunda da busca do conhecimento engrandece nosso espírito e fortalece nossa fundação”, disse o diretor administrativo e financeiro da Fasepa, Darley Barros.
Para a diretora do ISEG, Gisele Miranda, “A EGPA entrega servidores especialistas ao Governo do Estado e, especialmente, à sociedade paraense, pois a especialização não é o fim da linha, mas o início de novos desafios”, disse a diretora.
Desde 2019, quase 500 servidores públicos já foram certificados pelo centro de pós-graduação da Escola, em cursos de especialização e aperfeiçoamento, e a Fasepa tem sido parceira neste avanço tão importante para a qualificação e formação de servidores do Pará.
Renato Maia, servidor há 22 anos na Fasepa e que concluiu o curso, destacou a importância do momento como uma forma de valorização dos servidores, “A busca por conhecimento sempre leva as pessoas a enfrentar desafios, porém nós servidores públicos que tentamos conciliar nossa atribuição diária ao exercício de nos manter sempre atualizados, e a oportunidade de fazer a especialização na EGPA, foi de suma importância para cada vez mais qualificar o serviço público, trazendo novos olhares e perspectivas para a Fundação. Sempre que buscamos novos conhecimentos todos ganham”, disse o servidor.
Marcela Paiva, coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas da Fasepa (NGP), também foi uma das concluintes da especialização e, para ela, esse investimento aos servidores públicos, demonstra que o Governo valoriza o crescimento e progresso profissional dos servidores, “Essa formação gera motivação e aumenta a satisfação no trabalho. Sabemos que a sociedade está em constante evolução e o setor público precisa acompanhar essas mudanças. Por meio dessa pós graduação em gestão pública , os servidores podem se adaptar às novas demandas, aos desafios, as atualizações e garantindo que os serviços públicos sejam prestados de forma eficaz e alinhadas com as necessidades da sociedade, declarou Marcela, servidora premiada em 3° lugar como aluna destaque do curso de pós graduação em gestão pública da EGPA.
Para a gestão da Fasepa, estimular os servidores para participar de formações, cursos de graduação e capacita-los, é o maior incentivo que um órgão pode dar aos seus servidores. E a fundação, tem feito isso, disse o Presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues, “o fomento à capacitação e formação continuada reforça o compromisso do Governo do Estado com a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade e com a valorização dos servidores da Fasepa”, reforçou o presidente.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Com informações: Ascom EGPA
Fotos: Ascom EGPA