Páscoa inspira ações socioeducativas nas unidades da Fasepa

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Durante o mês de abril, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), promoveu uma série de atividades com a temática da Páscoa nas Unidades de Atendimento Socioeducativo (Uases). A programação, realizada entre os dias 10 a 25, teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão, integração e valorização cultural, envolvendo socioeducandos, seus familiares, servidores, professores e representantes religiosos.

A iniciativa ocorreu em 15 unidades da Fasepa na região metropolitana de Belém e nas unidades localizadas nos municípios de Ananindeua, Benevides, Santarém e Marabá. Com uma abordagem pedagógica e profissionalizante, as ações reforçam valores como solidariedade, esperança, amor e fé, pilares essenciais no processo de ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Nas unidades, foram realizadas oficinas de artesanato com símbolos pascais, projeção de filmes temáticos, apresentações teatrais, gravação de podcast, momentos de espiritualidade e lazer, além de rodas de conversa sobre o significado do período.

Em Belém, o Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS 2), desenvolveu uma atividade reflexiva que culminou em uma celebração pascal, entre socioeducandos e seus familiares. A confraternização contou com uma extensa programação que envolveu rodas de conversa, exibição do filme “Paixão de Cristo” e oficina de confecção de chocolates para os familiares e servidores da unidade.

Para a gestora do CAS 2, em Belém, Cibele dos Santos, a iniciativa vai além da celebração religiosa: “A Páscoa nos ensina sobre o perdão e a renovação. É uma oportunidade de resgatar valores e de fortalecer a presença familiar na vida desses jovens, reforçando que eles não estão sozinhos. Isso faz toda a diferença no processo de recomeço”.

Já no Centro de Internação Masculino (Ciam), em Marabá, a programação incluiu oficinas profissionalizantes, como a confecção artesanal de ovos de chocolate, chaveiros e cartões temáticos. Os itens foram entregues às famílias como forma de demonstrar afeto e aprendizado.

Segundo Flávio Santos, gestor do Ciam Marabá, essas atividades são fundamentais para a sensibilização e humanização do atendimento: “Esses momentos geram impactos positivos, pois proporcionam aos adolescentes a oportunidade de refletir sobre seus atos, resgatar vínculos e se projetar para um futuro mais digno”, disse Santos.

Em Belém, o Centro de Atendimento em Semiliberdade Feminino (Casf), desenvolveu atividades criativas e reflexivas que culminaram com uma celebração especial, onde os socioeducandos experienciaram um momento reflexivo mediado pelos servidores da unidade e a oficina de símbolos pascais. A confraternização foi encerrada com um evento de culminância.

Na Uase Benevides, foi desenvolvido um podcast socioeducativo, garantindo um momento de diálogo diante da diversidade religiosa, com o intuito de garantir que os jovens possam conhecer relações entre cultura e religiosidade. O podcast, com o tema “Assistência e Diversidade Religiosa: Garantir a Liberdade de Culto e Crença”, destacou a espiritualidade para o sistema socioeducativo e propôs diálogos reflexivos para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A Fasepa reforça que as ações estão alinhadas ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que assegura o direito à cultura, espiritualidade e integração social para jovens privados de liberdade. Essas práticas fazem parte de um atendimento socioeducativo humanizado, pautado na garantia de direitos e na construção de novas perspectivas de vida.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Produção: Enzo Brito (Estagiário – Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação

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