A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou nesta quarta-feira (03), no auditório da sede administrativa, um momento de cuidado e relaxamento voltado aos servidores. A iniciativa integra o estágio supervisionado do curso de Terapia Ocupacional, orientado pelo professor André Maia Pantoja, e destaca a importância da presença da universidade dentro da Fasepa, levando conhecimento acadêmico diretamente para a promoção da saúde do trabalhador.

As atividades, conduzidas semanalmente pelas alunas do último ano de Terapia Ocupacional da Uepa, vêm sendo desenvolvidas há dois meses e incluem ginástica laboral, técnicas de relaxamento, auriculoterapia, escalda-pés e análise ergonômica. Essas atividades culminaram, na tarde de hoje, em um momento coletivo de integração, marcado por práticas de prevenção, pausas para descanso e fortalecimento da qualidade de vida no ambiente laboral.

Para o professor André Pantoja, o estágio representa ganhos tanto para a formação acadêmica quanto para os servidores. “Para as estudantes em formação, o estágio aprimora conhecimentos e práticas na área de saúde do trabalhador, amplia as possibilidades de atuação profissional e enriquece o repertório acadêmico. Já para os servidores envolvidos, promove saúde e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, destacou.

As próprias estagiárias também avaliam positivamente a experiência. Hillary Favacho ressaltou que a vivência reforça a relevância da profissão no ambiente laboral. “A terapia ocupacional busca justamente equilibrar as ocupações do dia a dia. Quando esse equilíbrio não acontece, surge o que chamamos de desequilíbrio ocupacional, que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Ter um momento de pausa no trabalho é essencial para executar as demandas com mais disposição e qualidade”, afirmou.

Já Iasmim Campelo destacou a contribuição do estágio para sua formação e para os servidores atendidos. “É uma experiência enriquecedora poder acompanhar, analisar e oferecer aos trabalhadores momentos de reflexão sobre a importância da consciência no ambiente laboral e dos cuidados necessários com a saúde. Esse olhar é fundamental para que as demandas sejam realizadas de forma mais adequada e equilibrada”, disse.

A experiência também tem refletido diretamente na rotina dos servidores. Para Renata França, uma das servidoras participantes comentou; “Parar por alguns momentos, olhar para mim, relaxar e desacelerar tem sido essencial para minha saúde física e mental. A cada atividade, sinto-me mais leve e percebo que, por consequência, consigo realizar meu trabalho com mais fluidez e disposição. Espero que essa parceria continue”reforçou.

O encontro reforça a importância de iniciativas que aproximam instituições de ensino e órgãos públicos, mostrando que ações simples de cuidado e prevenção podem gerar impactos significativos na saúde física e mental dos trabalhadores, além de fortalecer a formação prática dos futuros profissionais de Terapia Ocupacional.

Texto e Fotos: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade