Entre os dias 17 e 26, o Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS 2) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) se transformou em um espaço de cultura, criatividade e diversão com a realização de uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas. Organizada e coordenada pela equipe pedagógica do centro, a atividade proporcionou aos socioeducandos a oportunidade de explorar sua imaginação e se imergir no espírito festivo dessa tradicional celebração brasileira.

A proposta de ação pedagógica, teve como objetivo incentivar a produção artística e cultural dos socioeducandos através da produção de adereços carnavalescos e paralelo às oficinas que os adolescentes tenham acesso à cultura e possam aprender sobre a origem do tema e dos adereços confeccionados.

A metodologia utilizada na oficina, foi dividida em duas etapas, teórica e prática, onde os jovens participaram e fizeram todo o processo de criação, utilizando elementos da linguagem visual, esboçando idéias, desenhando, e finalizando com pintura e decoração com vários elementos disponibilizados pela equipe pedagógica. A oficina foi uma verdadeira imersão no mundo das cores, brilhos e texturas do carnaval.

A atividade foi programada e ministrada pelo setor pedagógico do CAS 2, que programou a ação com o objetivo de envolver pedagogicamente, e informar sobre a história desta temática tão enfatizada neste período, pontuando de maneira positiva a importância do carnaval para a cultura brasileira, e ao mesmo tempo destacando que a festividade pode ser aproveitada de maneira consciente, sem usos de drogas ou assédio.

De acordo com a pedagoga do centro socioeducativo, Selinéa Caldas, uma das responsáveis pela programação, ressaltou que “as oficinas ministradas durante esse período, são importantes para mostrar a história e tradição do carnaval, possibilitando através da arte, um maior conhecimento aos socioeducandos”. As máscaras confeccionadas serão utilizadas na decoração do espaço durante todo período de carnaval, integrando ainda mais a vivência dessa tradição cultural.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade