Nos dias 26 e 27 de agosto de 2024, o auditório Charley Cardoso, na Cidade Velha, foi o palco do II Encontro de Psicólogos da Fasepa, organizado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) em colaboração com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região e o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o evento reuniu especialistas em atendimento socioeducativo e ofereceu uma oportunidade ímpar para discutir temas cruciais para a prática profissional na área.
O evento foi organizado pela Coordenação de Atendimento Socioeducativo (CASE), da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa (DAS) e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da fundação, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento e a atuação dos psicólogos vinculados à Fasepa. Durante o evento os profissionais tiveram a chance de participar de debates e discussões que visam refletir sobre as práticas atuais e explorar os avanços e projeções da política socioeducativa estadual.
Letícia Palheta, representante do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região e técnica regional do (CREPOP), ressaltou a importância do evento, destacando que ele é essencial para fornecer informações sobre regulamentação e diretrizes para a atuação dos psicólogos na área socioeducativa. “Reconhecemos os desafios que a psicologia ainda enfrenta na socioeducação, mas eventos como estes são uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e informações tanto com novos profissionais quanto com aqueles que já estão atuando na instituição. No dia 27, celebraremos 62 anos da psicologia, e é crucial a colaboração do Conselho Regional de Psicologia com as políticas públicas, especialmente na socioeducação, pois ainda enfrentamos o desafio de alcançar um atendimento e acolhimento com uma perspectiva humanizada nas instituições do Estado do Pará”, enfatizou Letícia.
Durante o encontro, os participantes abordaram não apenas o cenário atual, mas também os desafios enfrentados a nível regional e nacional. Foram discutidos temas relevantes para o aprimoramento das práticas psicossociais no contexto socioeducativo, com o intuito de promover um ambiente mais colaborativo e eficaz no atendimento aos jovens em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o Prof. Dr. Janari Pedroso, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que atua no Programa de Pós-graduação em Psicologia e no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento, o evento abordou também uma colaboração entre a Fasepa, a UFPA e a Alemanha, viabilizada por um convênio com o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), “Este convênio deu origem a um projeto de pesquisa focado na socioeducação, envolvendo profissionais e adolescentes. A parceria, discutida sob a ótica da psicologia positiva, visa explorar abordagens para avaliações e intervenções que não sejam punitivas, mas que busquem desenvolver técnicas e estudos para integrar os adolescentes à comunidade com base em suas potencialidades” fortaleceu o professor.
O II Encontro dos Psicólogos da Fundação é um evento de grande importância para a atualização e capacitação dos profissionais da área, oferecendo insights valiosos para a evolução contínua das políticas e práticas socioeducativas.
De acordo com Kátia Porfirio, Coordenadora de Atendimento Socioeducativo, o encontro teve como objetivo promover um debate com a categoria sobre a importância de atuar dentro da legalidade e da ética profissional. Ela explicou que a Resolução 113 do CONANDA estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, definindo suas estruturas e funções. Esses conselhos são responsáveis por garantir a implementação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A coordenadora ressaltou que encontros como estes são essenciais para assegurar a articulação dos Conselhos com outras instâncias e entidades, tanto locais quanto nacionais, promovendo a efetividade das políticas públicas e a troca de experiências.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)