A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS) e Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), realizou na manhã e tarde desta segunda-feira (30) o acolhimento institucional de 29 novos servidores da Região do Baixo Amazonas, aprovados no concurso público C-219. Essa iniciativa integra a política de melhorias na prestação de serviços públicos do Governo do Estado. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, em Santarém.
O concurso ofereceu um total de 67 vagas, além de cadastro reserva, divididas entre 33 cargos de nível médio e 34 de nível superior, incluindo funções como administrador, assistente administrativo, assistente social, monitor, pedagogo e psicólogo, tendo como objetivo preencher as vagas previstas em lei, permitindo que a instituição amplie sua capacidade de atendimento e reforce sua missão de promover a ressocialização e o bem-estar social.
De acordo com o diretor financeira da Fasepa, Darley Barros, a gestão da Fasepa tem se empenhado em desenvolver uma política socioeducativa de excelência, reconhecendo a importância de um atendimento qualificado aos adolescentes. “Esses novos servidores vêm em um momento de suprema importância para a fundação, complementando a força laboral necessária para nossas unidades do baixo Amazonas, desse modo o Governo do Pará e a gestão da Fasepa fortalecem o cumprimento da execução da política pública socioeducativa por todo Pará, buscando garantir que todos os profissionais estejam alinhados e capacitados para oferecer um suporte eficaz, contribuindo para o desenvolvimento e a reintegração social dos jovens” declarou o diretor.
Conforme a Assistente Social e técnica de referência da DAS, Alessandra Oliveira, esse momento de integração, proporciona aos servidores um espaço de acolhimento e conhecimento sobre a Fasepa, fundamentais para o desenvolvimento do trabalho socioeducativo. “Esse momento é crucial para que os novos servidores aprofundem seu conhecimento sobre a nossa instituição, compreendendo sua estrutura e organização. Ao se apropriarem de conceitos e procedimentos técnicos, eles entenderão melhor a importância dos fundamentos teóricos e metodológicos. Esses elementos são essenciais para uma intervenção eficaz dentro da unidade de atendimento socioeducativo. Assim, a conexão entre teoria e prática fortalece a atuação profissional e impacta positivamente os atendimentos realizados”, destacou a Oliveira.
Durante a programação, a advogada e assessora jurídica da DAS, Anne Souza, palestrou sobre assuntos de estrema importância aos novos servidores, “Estágio Probatório e Apresentação dos Atos Normativos da Fasepa”, garantindo informações necessárias para a melhor condução do trabalho socioeducativo. “O momento de integração refere-se a importância de informar aos novos servidores sobre a missão, visão e valores da FASEPA. Orientar quanto aos Atos Normativos Institucionais que permeiam o fluxo dos procedimentos técnicos e operacionais na comunidade socioeducativa. Em se tratando de estágio probatório, os servidores efetivos, provenientes do concurso C-219, receberam orientações sobre o período de avaliação do estágio probatório e os fatores (assiduidade; capacidade de iniciativa; responsabilidade; disciplina; produtividade) que serão avaliados por meio da Comissão Especial de Avaliação de Desempenho para adquirir estabilidade no serviço público”, explicou a advogada.
O evento de acolhimento e posse marca o início da integração desses profissionais no ambiente institucional e em suas funções. Além de celebrar a chegada dos novos colaboradores, a cerimônia proporciona uma oportunidade para apresentá-los à cultura e aos valores da Fasepa, bem como esclarecer suas dúvidas. Com um acolhimento atencioso, o evento garante que os novos servidores se sintam bem-vindos e prontos para contribuir efetivamente com a missão da instituição, fortalecendo o compromisso com a qualidade dos serviços e o processo de ressocialização.
Na ocasião, o diretor Darley Barros realizou a entrega do crachá institucional aos servidores, um gesto que simboliza a oficialização de seu ingresso na equipe. Essa ação não apenas reforça a importância do reconhecimento formal, mas também promove um senso de pertencimento e compromisso entre os novos membros, marcando o início de uma nova jornada profissional. Além disso, a cerimônia serviu como um momento de celebração da inclusão e do fortalecimento dos laços dentro da fundação.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação