Na manhã desta sexta-feira (26), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) promoveu, em sua sede administrativa, a palestra “Soluções Digitais para Redução de Desperdício”. A ação, realizada pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) e Gerência de Informática (GINFO), teve como objetivo orientar os servidores e estimular práticas que contribuam para a economia e a otimização dos recursos no serviço público.
A palestra foi conduzida pelo servidor da Ginfo e acadêmico de Administração da Universidade da Amazônia (Unama), Pedro Paulo Lima, que abordou estratégias para redução, reciclagem e reutilização no serviço público, além de boas práticas no ambiente de trabalho. A iniciativa buscou estimular uma mudança de concepção entre os servidores, incentivando atitudes sustentáveis capazes de contribuir para a transformação do mundo.
“Promovemos a palestra aos servidores diante da necessidade de refletirmos sobre sustentabilidade e desperdício em um sentido mais amplo. Além de reciclar e reutilizar, é essencial estimular o uso consciente dos equipamentos públicos e insumos. Nosso objetivo é transformar a concepção dos servidores e incentivar iniciativas que possam se expandir também para o âmbito pessoal, gerando economia financeira e cuidado ambiental. Essa ação está alinhada à COP30, que será realizada em novembro em nossa cidade”, destacou Pedro Paulo.
Ações que priorizam a sustentabilidade, tem gerado vantagens cada vez mais potentes para o serviço público, pois agiliza os processos internos e aumenta a produtividade, reduzindo custos e garantindo agilidade com a implementação da tecnologia.
Para o gestor de informática da instituição, Marcelo Kaisio, a iniciativa é uma oportunidade de levar aos servidores, ferramentas e valores que possam transformar o serviço público por meio da sustentabilidade, “Que os servidores possam enxergar a tecnologia como uma oportunidade de criar valores, otimizar recursos e melhorar a vida das pessoas que dependem diretamente do nosso trabalho”, destacou o gestor.
Com iniciativas como essa, a Fasepa reforça seu compromisso em integrar inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental, estimulando servidores a adotarem práticas conscientes que resultem em eficiência administrativa, redução de desperdícios e fortalecimento de uma cultura sustentável dentro e fora da instituição.
Texto e Foto: Dani Valente (Ascom Fasepa)