Uma manhã marcada pelo acolhimento, autocuidado e partilha marcou a programação do 3º Encontro de Psicólogos, nesta quarta-feira (03), no Bosque Rodrigues Alves, em Belém. A ação foi promovida pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Coordenação de Atendimento Socioeducativo (CASE), da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS) e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), da instituição. O evento contou com a presença de 50 psicólogos, reforçando a valorização, o autocuidado e o bem-estar destes profissionais no campo socioeducativo.

O evento, realizado anualmente, teve uma programação inédita nesta edição, destacando-se por proporcionar uma manhã com atividades em meio ao ar livre, favorecendo o relaxamento e a conexão com a natureza. O encontro foi destinado exclusivamente aos profissionais da psicologia, oferecendo um momento de bem-estar, autocuidado e reflexão acerca da saúde, mental e física, dos psicólogos que exercem o trabalho no campo socioeducativo.

Psicóloga clínica, Andréia Maia enfatizou a importância do autocuidado, como medida para se perceber e se entender como ser humano. “É sobre se conhecer para cuidar. É essencial fazermos a prevenção da nossa saúde e alinhar todos os pilares da saúde integral, que abrange as dimensões mental, física, emocional, social e espiritual. Assegurar esses cuidados é fundamental para termos uma vida plena; devemos sempre estar atentos aquilo que o nosso corpo e mente pede”, afirmou.

Na programação, as atividades incluíram momentos de relaxamento, meditação, exercícios de respiração, danças circulares, rodas de conversa e caminhada, além de despertar nos profissionais a importância de cuidar da mente e do corpo, para melhor atuação e performance no trabalho. Ao final, os integrantes participaram de um lanche coletivo, culminando o evento em um momento de descontração.

Francilene Freire, docente na Unidade Educacional Especializada (UEES) José Álvares de Azevedo, reforça a importância do autocuidado desses profissionais. “Os psicólogos cuidam de seus pacientes, mas é necessário ter um momento onde estes profissionais possam se perceber e olhar para si com mais cautela. Por isso, trouxe meus conhecimentos enquanto profissional de educação física, para auxiliá-los com a dança circular, que ajuda na coordenação motora e na reconexão de um corpo em movimento”.

Reforçou ainda, “executar essas atividades em um ambiente agradável como este potencializa ainda mais o intuito dessa dinâmica. Esse contato com a natureza é muito importante, nos passa uma sensação de acolhimento e assegura a nossa paz de espírito”, reforçou a profissional.

Lívia Cunha, psicóloga da Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE I), ressaltou a escolha do local como algo estratégico, por oferecer uma programação diferenciada e voltada ao bem-estar dos profissionais. “Essa iniciativa nos relembra a importância de cuidar de quem cuida. Ter um momento para olhar para nossa saúde mental e compartilhar experiências no contexto da socioeducação é gratificante. A psicologia também se preocupa com o fator ambiental, e o espaço onde vivemos e trabalhamos influencia diretamente nossa qualidade de vida. Estar neste ambiente, uma potência florestal amazônica com 16 hectares de verde, significa entrar em contato direto com a vitalidade da natureza. Essa conexão mostra como a interação com o meio ambiente pode transformar nossas experiências coletivas”, destacou.

O evento reforça o compromisso da Fasepa com a promoção da saúde e com o cuidado dedicado aos servidores, relembrando que zelar por quem cuida de vidas, é uma prática indispensável para fortalecer as ações e práticas destes profissionais na socioeducação.

Texto: Enzo Brito (Estagiário – Ascom Fasepa)

Supervisão: Davi Valente (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade