A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou na manhã do dia (14), a cerimônia de certificação dos 16 jovens aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2024. O evento foi realizado no auditório da Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA) e marcou um momento de celebração e conquista para os socioeducandos, pós-medidas e egressos do sistema socioeducativo.
A educação é uma das grandes aliadas no processo socioeducativo, sendo fundamental para a transformação de vidas. A conclusão do ensino fundamental e médio representa a superação de uma etapa escolar, ela simboliza a possibilidade de reinserção social e acesso ao conhecimento.
De acordo com a coordenadora de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Kátia Porfírio, os resultados obtidos refletem o êxito das estratégias adotadas no fortalecimento da política socioeducativa. “Esse avanço demonstra que estamos no caminho certo, ao garantir que os socioeducandos tenham acesso à educação e à continuidade dos estudos, promovendo inclusão, cidadania e oportunidades concretas de transformação social”, afirmou a coordenadora.
A certificação pelo Encceja PPL reconhece o esforço e a dedicação de cada jovem em reconstruir sua trajetória, oferecendo a chance de retomar projetos de vida com dignidade. Esse avanço fortalece a autoestima, abre portas para o mercado de trabalho e estimula a continuidade dos estudos. Além disso, a iniciativa se destaca como uma estratégia eficaz na prevenção da reincidência, ao oferecer alternativas concretas e positivas para que esses adolescentes rompam com ciclos de vulnerabilidade e construam um futuro pautado na cidadania e no aprendizado.
De acordo com a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (CEJA/Seduc), Ana Cláudia Neves, o momento simboliza superação e conquista. “Para nós, essa certificação representa uma grande vitória, pois demonstra que a educação e a ressocialização é a mola mestra, são os pilares que sustentam todo esse processo educacional. É a prova de que, com oportunidade e acompanhamento, é possível transformar realidades”, destacou a coordenadora.
Participaram da cerimônia de certificação os socioeducandos, jovens que já cumpriram medidas socioeducativas e egressos do sistema, que celebraram a conquista da conclusão do ensino fundamental e médio. O momento, carregado de simbolismo, reafirma a educação como um instrumento essencial de transformação pessoal e reintegração social.
Durante a cerimônia, autoridades ressaltaram o empenho dos jovens, a importância das políticas públicas voltadas à educação no sistema socioeducativo, e o papel essencial da rede de apoio na garantia de direitos e oportunidades.
A secretária de cultura, Úrsula Vidal, destacou a importância da valorização dos jovens socioeducandos, e o papel fundamental da educação no processo de transformação social, reafirmando parceria com a Fasepa.“Cada um desses jovens tem muitos talentos e são muito importantes para nós como sociedade. Precisamos fazer com que eles acreditem nesse potencial no qual nós já acreditamos”, afirmou.
Úrsula ressaltou ainda a importância do momento, “Hoje é um dia muito importante, porque é pela educação. Não existe outra janela que nos permita olhar para o mundo e para dentro de nós mesmos. É através dela que conseguimos nos entender, fazer as perguntas certas e encontrar as respostas que nos fazem dar o passo mais importante, o próximo.”
Na ocasião, a secretária reafirmou o compromisso da Secretaria de Cultura (Secult) com a Fasepa, destacando a importância de retomar a parceria com a instituição. “Queremos estar mais próximos do sistema socioeducativo, porque é impossível fazer política pública de maneira efetiva se não estivermos todos juntos nesse processo”, declarou Úrsula.
A cerimônia contou com a presença de importantes representantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), reforçando o compromisso interinstitucional com a educação e a reintegração social dos jovens. Estiveram presentes o presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues Júnior; a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; o defensor público e coordenador de Políticas da Infância e Juventude Metropolitano, do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e Adolescentes (Naeca), Dr. Márcio Neiva; o diretor-geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Helvio Arruda; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA/PA), Rita Dias; a representante da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (CEJA/SEDUC) , Ana Cláudia Neves; e a diretora da Escola Estadual Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa (Escola da Socioeducação), Regina Guimarães.
A presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Rita Dias, destacou a importância da socioeducação de forma plena. “A socioeducação significa a superação do envolvimento com o ato infracional, é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É a união de todos nós, acreditando na construção de um futuro melhor. E, nesse processo, a educação tem um papel fundamental”, destacou Dias.
A certificação pelo Encceja PPL é um passo fundamental para esses jovens, que enxergam na educação uma nova perspectiva de vida. A conquista celebra o desempenho educativo, a superação de desafios, e a esperança de um futuro diferente.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa)