O Centro Socioeducativo de Benevides, unidade executora da medida socioeducativa de internação e medida cautelar de internação provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), visa apoiar e proporcionar aos socioeducandos, orientações importantes quanto à escolha profissional.
Nessa perspectiva, nos dias 29 a 01 de dezembro, na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides, foi realizada uma Feira de profissões com o tema: “A formação para o mundo do trabalho na socioeducação”, que teve como objetivo oferecer orientações e esclarecimentos aos adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa, sobre o mundo do trabalho, visando oferecer oportunidades de traçar caminhos de orientações e possibilidades da escolha profissional e do engajamento no mercado de trabalho.
A gestora da unidade, Ester Costa, disse que “o objetivo é pensar no futuro pós-medida, nossa responsabilidade consiste em oferecer aos jovens socioeducandos a oportunidade do mesmo ser protagonista de seu futuro”. Segundo a gestora, o socioeducando desde a sua entrada na medida de internação e no cumprimento da sua medida socioeducativa, recebe orientações sobre os cursos ofertados pela Fasepa e as opções de carreiras profissionais que contribuem e facilitam para uma escolha mais adequada ao seu perfil. Desta forma, apresentar as profissões dentro do mercado do trabalho, possibilita ampliar o conhecimento dos socioeducandos acerca da temática profissionalização.
Márcia Gurjão, coordenadora técnica da unidade, reforçou “essa é uma oportunidade de dialogar com a comunidade socioeducativa, assegurando a informação aos jovens que cumprem a medida, deixando-os cientes das atribuições de cada profissão e campo de trabalho da mesma, bem como uma forma de reforçar o desenvolvimento do protagonismo juvenil no eixo da profissionalização”.
A programação contou com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), por meio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Carlos Gomes da Costa, vinculada a Fasepa, que promoveu a interação entre os socioeducandos, e profissionais de diversas áreas, que dialogaram sobre o campo de atuação no mercado de trabalho e sobre a sua vida profissional, além de relatos de experiências.
O professor Dr. Geraldo Barros, da Seduc, palestrou e realizou oficina sobre “A contribuição da educação para o mundo do trabalho”, e destacou dizendo “visualizo a educação como uma ferramenta importante para trazer novos rumos, possibilidades dentro daquilo que almejam e que traçam os jovens dentro do seu projeto de vida, a oficina foi muito produtiva, durante a execução eles conseguiram projetar as suas profissões, qualificações, e as suas necessidades de estarem cada vez mais empenhados na escola”, disse o professor.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também esteve presente, e fizeram exposição sobre a sua missão, bem como os serviços ofertados, teve ainda palestra com a escritora Beatriz Chaves Messias, degustação da produção de confeitaria e panificação feita pelos socioeducandos durante o projeto “Saboart”, além de uma oficina de plotagem ofertada por uns dos parceiros envolvidos no projeto.
Texto: Dani Valente (Ascom/Fasepa)
Foto: Divulgação