A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Centro Feminino de Internação Provisória (Cefip), recebeu na manhã desta sexta-feira (5) o Projeto Geloteca, uma iniciativa que busca incentivar a leitura e a arte entre socioeducandos e servidores. A ação é realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O projeto transforma geladeiras antigas em pequenas bibliotecas comunitárias, unindo revitalização e sustentabilidade. Os livros, dispostos nas “gelotecas”, promovem a democratização do saber, fortalecem o senso comunitário e incentivam a formação de uma corrente literária. Os socioeducandos e servidores podem retirar os livros livremente e devolvê-los após a leitura, garantindo a circulação constante das obras e o estímulo ao hábito de ler dentro das unidades socioeducativas.

A pedagoga da Coordenadoria de Atendimento Socioeducativo (CASE), Eliana Maia, ressaltou a relevância do projeto ao destacar que ele nasceu de um processo coletivo de criação e construção. “Esse projeto exprime a importância da leitura e mostra para os jovens um caminho para o letramento”, afirmou.

A programação incluiu uma série de atividades interativas, como rodas de leitura, oficinas de criação literária, caça ao tesouro literário, murais colaborativos, clubes do livro e até a produção de um podcast. Todas essas ações tiveram como objetivo incentivar a criatividade, ampliar o repertório cultural e despertar o gosto pelo hábito da leitura.

Um dos palestrantes do evento, Flávio Lauande, integrante do Instituto Popular Eduardo Lauande (IPEL), conversou com as socioeducandas sobre os benefícios da leitura como forma de lazer e de aprendizado, e garante que a socialização e acesso aos livros fará total diferença na vida das jovens. “A geloteca traduz a socialização do livro, resgata o letramento e a cultura para dentro das unidades socioeducativas. Por meio do viés pedagógico, o projeto promove a transformação pessoal e contribui para a construção de um futuro melhor no processo de pós-medida”, destacou.

A primeira geloteca construída e inaugurada no (Cefip), foi dedicada à professora universitária Elvira Carneiro, em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e à sua contribuição como referência na docência e na valorização da leitura enquanto instrumento de formação, expressão e transformação social.

Emocionada com a homenagem, a educadora sublinhou o valor da iniciativa. “Acho extremamente necessária essa ação e me sinto honrada em fazer parte dela. A leitura abre caminhos, amplia horizontes e possibilita que cada jovem descubra novas alternativas para sua vida”, reforçou.

Também presente no evento, a diretora da instituição educacional Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, Regina Guimarães, ressaltou o papel transformador do projeto. “A escola desenvolve com o maior prazer esse trabalho voltado à política pública da socioeducação. Nosso maior objetivo é estar ao lado da instituição na construção de conhecimento e oportunidades para os socioeducandos. Essa iniciativa precisa ser acessível a todos, jovens e socioeducadores e ampliada para as demais unidades”, afirmou.

O projeto reafirma o compromisso das unidades de atendimento socioeducativo da Fadepa, com a democratização do acesso à cultura e à educação, especialmente em contextos de privação de liberdade, promovendo um espaço de escuta, formação e apoio ao processo socioeducativo.

Texto: Enzo Brito (Estagiário – Ascom Fasepa)

Supervisão: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade