No último dia 31, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com o Instituto de Terras do Pará (ITERPA), realizou seu primeiro evento híbrido para a capacitação de motoristas das duas instituições. O evento combinou sessões presenciais e transmissões ao vivo através do canal no YouTube da Fasepa, permitindo a participação ativa de servidores e motoristas de Marabá e Santarém. Este treinamento faz parte do projeto “Juntos na Direção Certa”, idealizado por Tatiane de Oliveira, Gerente de Transporte da Fasepa. O objetivo do projeto é promover a excelência operacional, reduzir custos e fomentar a condução sustentável. A iniciativa não só facilitou o acesso ao treinamento, como também resultou em uma significativa economia com passagens e diárias.
Durante o treinamento, foram discutidas práticas de condução sustentável e um novo fluxo operacional para otimizar as rotas e uso dos veículos, visando economizar recursos e reduzir o impacto ambiental. A abordagem híbrida do evento possibilitou a participação de motoristas de diferentes localidades sem a necessidade de deslocamento, resultando em economia de custos.
Segundo a gerente de Transporte da FASEPA, Tatiane de Oliveira, a implementação de práticas de condução sustentável e a adoção de um novo fluxo operacional, que promete reduzir os custos e aumentar a eficiência nas operações logísticas do Estado. “ Algumas normas e procedimentos com algumas práticas de condução sustentável, os motoristas da Fasepa deverão adotar, com o objetivo de preservar o meio ambiente e reduzir os gastos”, a gestora enfatizou ainda, que a condução sustentável, que inclui o uso eficiente de combustíveis e a manutenção regular dos veículos, foram mencionadas como um aspecto crucial dessas práticas.
O evento contou com a presença do presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues, e Flávia Nunes, Diretora de Frota da Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD), que ressaltaram a importância do treinamento para a conscientização e mudança de concepção sobre uma cultura sustentável e eficiente no transporte público do Estado. Eles destacaram o alinhamento do evento com o maior objetivo da COP 30, da qual Belém é sede, reforçando o compromisso com práticas que promovam a sustentabilidade.
Palestras e Treinamento
As palestras foram conduzidas por Renato Lima, especialista em gestão empresarial na região Norte, que abordou a importância da logística na eficiência e produtividade organizacional. Durante a palestra o especialista ressaltou como uma gestão eficaz pode impactar diretamente a economia do país, otimizando recursos e garantindo a continuidade das operações logísticas, fundamentais para o desenvolvimento econômico. “Essa formação é de fundamental importância para o desenvolvimento e aprimoramento dos servidores dentro da gestão pública, mostra uma visão ampla de gestão, principalmente quando se trata de sustentabilidade”, destacou Renato.
A Coordenadora da Central de Vagas na FASEPA, Jordana Carvalho, ofereceu uma visão aprofundada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua relevância no contexto socioeducativo. Em sua apresentação, Jordana enfatizou a importância de os motoristas compreenderem o ECA para desempenharem suas funções com excelência, “os motoristas são agentes fundamentais no cumprimento das medidas socioeducativas, pois muitas vezes são eles os responsáveis pelo deslocamento dos adolescentes entre unidades e outros locais, e sua conduta deve refletir o respeito e a proteção que o ECA promove”, destacou a coordenadora.
O momento foi finalizado com o treinamento prático, realizado pelo 2º Sargento Raphael Wilson Bastos, do Exército Brasileiro, que conduziu uma aula prática sobre condução defensiva e evasiva, capacitando os motoristas com técnicas avançadas de direção, “essa aula teórica e prática, foi crucial para equipar os motoristas com habilidades que aumentam a segurança nas vias, preparando-os para situações de risco e melhorando sua capacidade de resposta em emergências”, disse o sargento.
A introdução das novas práticas tem gerado uma redução visível nos custos operacionais, evidenciando o compromisso contínuo da FASEPA e do ITERPA com a eficiência no serviço público e a sustentabilidade. O evento sublinha a determinação das instituições em adotar práticas sustentáveis e eficientes no transporte público e socioeducativo, trazendo benefícios significativos para toda a sociedade paraense e alinhando-se às metas ambientais globais.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Carlos Williames (Ascom Fasepa)