Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), promoveu na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da sede administrativa, um evento especial voltado para todas as servidoras que atuam na socioeducação no Estado. A atividade teve como objetivo fortalecer o protagonismo feminino, destacando a importância do empoderamento das mulheres em todas as esferas da sociedade.
A programação contou com uma palestra enriquecedora sobre dependência afetiva e suas consequências, ministrada pelas representantes da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), a delegada, Claudilene Maia e a assistente social, Márcia Valente. O tema trouxe reflexões essenciais sobre autonomia emocional e a valorização das mulheres em seus diversos espaços de atuação.
Além disso, o evento contou com a participação do Dr. Roberto Magno, doutor em geografia com ênfase em Segurança Pública, que contribuiu para ampliar o debate sobre o papel da mulher na sociedade e os desafios enfrentados no contexto da segurança e da socioeducação.
De acordo com Marcela Paiva, coordenadora do NGP, destacou que eventos como este, são importantes para o fortalecimento das servidoras que fazem parte do universo socioeducativo. “Este evento foi pensado para fortalecer o protagonismo feminino, reconhecendo a importância da autonomia e do espaço que as mulheres ocupam em nossa sociedade, seja no âmbito pessoal, profissional ou institucional”, destacou a coordenadora.
Celebração nas UASE’S
Embora a data oficial já tenha passado, as Unidades de Atendimento Socioeducativo (UASE) seguem também promovendo ao longo do mês de março diversas programações alusivas à celebração. As atividades, realizadas em parceria com outras instituições, proporcionam momentos de acolhimento e valorização das mulheres, incluindo serviços de embelezamento, dinâmicas, rodas de diálogo e homenagens. A programação será encerrada com um almoço especial para servidoras, socioeducandos e seus familiares.
Um exemplo dessa iniciativa foi a programação realizada pelo Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), em parceria com a Escola da Socioeducação Antônio Carlos Gomes da Costa, vinculada à Secretaria de Educação do Estado (Seduc). O evento reforçou a importância da mulher na sociedade, promovendo um espaço de reflexão e reconhecimento.
Essa iniciativa reafirma o compromisso da Fasepa com a valorização e o bem-estar de suas servidoras, proporcionando um ambiente de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento coletivo.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa) e Divulgação (Cesem)