O treinamento promovido pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) para os novos servidores do Centro de Internação de Adolescentes Masculinos de Marabá (CIAM) teve início nesta quarta-feira (23) e encerramento hoje (24), e foi realizado no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) de Marabá. O objetivo é simplificar, padronizar e melhorar os serviços socioeducativos, tanto na execução das medidas quanto no serviço público estadual.

A capacitação visa facilitar a compreensão do trabalho da Fasepa e aprimorar o atendimento aos usuários do sistema socioeducativo do Pará. A formação é conduzida por equipes da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e do Núcleo de Informação Institucional e Tecnologias (NIIT) da Fasepa.

O treinamento iniciou-se com uma dinâmica de integração conduzida pela psicóloga da DAS, Loziane Palheta. Ela enfatizou a importância dessa atividade antes da capacitação, explicando que o objetivo é fazer com que os servidores se reconheçam dentro do processo institucional. Para isso, é necessário que desenvolvam discernimento e concentração em seu ambiente de trabalho, entendendo que os Atos Normativos devem ser compreendidos e aplicados na prática, garantindo assim uma atuação eficaz como socioeducador.

Em seguida, a técnica e advogada da DAS, Anne Souza, explicou a importância dos Atos Normativos da FASEPA (Ordens de Serviços, Instruções Normativas e Resoluções), que complementam a legislação sobre adolescentes em conflito com a lei e em privação de liberdade. Ela ressaltou que, no CIAM Marabá, os recém-concursados receberam orientações sobre o regimento interno da Fundação, que define fluxos, parâmetros e padronizações para o atendimento socioeducativo no Pará.

No último dia de formação na Uniasselvi, o foco foi no eixo segurança, que abordou procedimentos internos e externos, como condução, deslocamento, atendimento técnico e rondas, destacando a importância dessas ações para a segurança socioeducativa. O coordenador do eixo segurança da Fasepa, Anderson Benevides, ressaltou que os procedimentos, normas e ações têm o objetivo de garantir a integridade física e psicológica dos socioeducandos e servidores. “O principal objetivo do eixo segurança da Fasepa é assegurar a proteção dos socioeducandos e servidores, preservar o patrimônio público e promover um ambiente pacífico, onde todos possam conviver sem riscos”, destacou o coordenador.

O NIIT, que é coordenado pelo servidor Renato Maia, também contribuiu na prática, junto aos técnicos e coordenadores da unidade, dando ênfase no Planejamento Plurianual-PPA 2024/2027 e no Sistema Integrado de Planejamento (SigPlan). O técnico do NIIT destacou a importância dessas orientações para a melhoria dos processos administrativos e burocráticos das unidades socioeducativas.

Durante a semana do dia 19 a 23, a gerente de pessoas (Gemps) da Fasepa, Márcia Chaves, esteve diretamente na unidade, capacitando na prática os servidores do setor administrativo da unidade, sobre questões burocráticos de recursos humanos e gerenciamento de pessoas, junto aos servidores do GRH, Klarc Pastana e Jeferson Pires. A gestora enfatizou que essa comitiva que foi direcionada para a capacitação dos novos servidores do CIAM é de extrema importância ao avanço do serviço público prestado aos socioeducandos que cumprem medidas socioeducativas no município de Marabá, além de promover um melhor relacionamento com a gestão administrativa da Fasepa. “Essa formação  visa melhorar o relacionamento dos servidores com a gestão pública e com os usuários do sistema socioeducativo, além de garantir um padrão de qualidade no atendimento”, destacou a gestora.

A capacitação aos novos servidores, tanto da região metropolitana de Belém, como das unidades de Santarém e Marabá, tem sido uma das prioridades da gestão da Fasepa, baseadas no Decreto n° 2.974 e na Lei estadual de valorização do servidor público, tendo como objetivo aperfeiçoar e fortalecer o serviço socioeducativo do Estado do Pará.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

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