A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE 2), de Ananindeua, realizou, na última quarta-feira (26), a ação “Diversidade Étnico-Racial: Expressões e Conscientização Visual”. O encontro, realizado nas instalações da unidade socioeducativa, reuniu socioeducandos e servidores em uma programação voltada ao fortalecimento das identidades africanas e sua pluralidade.
A dinâmica teve como objetivo estimular reflexões e exprimir a valorização da diversidade no contexto institucional, articulando debates, produções visuais e expressões criativas. A proposta dialoga com temáticas que contribuem de forma integrada com a socioeducação, promovendo uma educação reflexiva, cidadã e inclusiva.
A programação incluiu atividades práticas para envolver os participantes, com oficina de criação de cartazes, incentivando mensagens de reflexão e empatia com enfoque no tema central. Os materiais produzidos foram reunidos em um mural coletivo, reforçando o engajamento e a conscientização do grupo. Os participantes socializaram suas produções por meio de leituras e exposições, expandindo o diálogo sobre práticas inclusivas, respeito às identidades e a promoção da igualdade racial.
A programação também contou com uma apresentação especial, “Capoeira na Universidade: Arte, Resistência e Benefícios para a Saúde e Bem-Estar”, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). A prática da capoeira angolana foi apresentada como expressão cultural, instrumento de consciência histórica e elemento de resistência da população negra. Os debates foram conduzidos por Carlos Junior, integrante do projeto.
De acordo com a gestora da UASE 2, Maria Teixeira, o evento evidenciou a importância de trabalhar as temáticas étnico-raciais no ambiente socioeducativo, fortalecendo o acolhimento, a escuta qualificada e o desenvolvimento de uma convivência livre de preconceitos.
A atividade reafirmou o compromisso institucional da Fasepa com os direitos humanos, a diversidade e a convivência respeitosa, fortalecendo a participação ativa da comunidade socioeducativa e promovendo a construção de um ambiente mais inclusivo, consciente e acolhedor.
Texto: Enzo Brito (Ascom Fasepa), sob a supervisão de Dani Valente.
Fotos: Divulgação


