A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio das Unidades de Atendimento Socioeducativo (UASE`S), promoveu, entre os dias 12 e 17 de junho, uma série de ações culturais voltadas a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. As atividades integram o projeto 4º Caminhos Literários da Socioeducação: Adolescências em Cena, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa ampliar as experiências culturais de jovens em processo de ressocialização em todo o Brasil.
No Pará, três unidades de atendimento serão destaque nesta edição: o Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), com a gravação de um videoclipe; o Centro de Internação de Adolescentes Masculino (CIAM Marabá), com a produção de um podcast; e a Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE 2), com a criação de uma animação. Todo o material será editado em um único vídeo institucional que será exibido na abertura do evento nacional.
Protagonizado pelas socioeducandas do Cesef, o videoclipe reúne música, dança e literatura para valorizar a rica cultura paraense e ressaltar a importância do processo socioeducativo. A produção audiovisual contará com cenas gravadas em locais emblemáticos de Belém, como a Estação das Docas, o Mercado do Ver-o-Peso, o Forte do Presépio, a Praça Frei Caetano Brandão e o Mangal das Garças, promovendo também, a visitação cultural a esses espaços. Ao todo, oito socioeducandas participam diretamente da atividade, que tem como foco o desenvolvimento de habilidades estéticas, sociais, cognitivas e emocionais, contribuindo para um processo de reintegração mais humanizado e conectado à realidade local.
No CIAM Marabá, os socioeducandos participam da produção de um podcast com o tema “Direito à Cultura”. Durante o período de 12 a 16, os adolescentes vivenciaram diversas experiências culturais, como sessões de cinema, muitos pela primeira vez, rodas de conversa com escritores regionais, visitas a bibliotecas e uma oficina de áudio e vídeo com um profissional da área de comunicação.
Segundo a pedagoga Alaís da Silva, os jovens nunca haviam ido ao cinema. “Nosso objetivo foi proporcionar essa vivência cultural e, ao mesmo tempo, promover reflexões sobre o conteúdo dos filmes exibidos. Além disso, oferecemos oficinas e rodas de conversa que ampliaram o repertório cultural e artístico dos participantes”, destacou.
Já na UASE 2, os socioeducandos estão envolvidos diretamente na criação de uma animação. No dia 16, foi realizado um encontro com o coordenador de oficinas culturais do Núcleo Curro Velho, Andrei Miralha, para dialogar sobre o processo de produção do vídeo. A animação está sendo desenvolvida sob a orientação dos arte-educadores e servidores da Fasepa, João Paulo e Elias Lopes. O encontro também serviu para esclarecer dúvidas técnicas e metodológicas, além de firmar parcerias futuras para cursos de formação voltados aos adolescentes.
O projeto é coordenado pela Fasepa, com apoio técnico e pedagógico das equipes das unidades socioeducativas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, instalada dentro das unidades socioeducativas.
De acordo com o coordenador da Diretoria de Atendimento Socioediucativo (DAS) da Fasepa, Alan Lima, coordenar uma ação que envolva toda a comunidade socioeducativa em prol do acesso à cultura é uma contribuição social indispensável.
“Coordenar é unir forças, sensibilizar, buscar alternativas e construir coletivamente. Só por meio da coletividade alcançamos resultados concretos. Por isso, estabelecer uma sinergia entre a sociedade civil, os educadores da Fasepa e os articuladores do CNJ é essencial para garantir o êxito desta edição, assim como ocorreu nas anteriores”, afirmou.
O principal objetivo do projeto é proporcionar experiências literárias e artísticas significativas por meio da música, dança, leitura e audiovisual, ampliando a percepção cultural e a sensibilidade estética, valorizando a história e a cultura local, além de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a consciência cidadã dos adolescentes.
A proposta reforça a importância das práticas culturais como aliadas no processo socioeducativo e na reinserção social, evidenciando que a arte pode ser um poderoso canal de expressão, empoderamento e transformação.
A culminância do projeto será nos dias 8 e 9 de julho, durante o evento nacional do 4º Caminhos Literários da Socioeducação, promovido pelo CNJ, com a exibição dos vídeos institucionais produzidos pelas unidades socioeducativas de todo o país. O evento simboliza a voz, o olhar e o talento dos socioeducandos, que, mesmo em contextos de vulnerabilidade, encontram na cultura uma oportunidade de reconstrução de seus caminhos.
A iniciativa dialoga diretamente com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que reconhece a cultura como um direito fundamental para a formação integral. Em consonância com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a Fasepa tem investido em projetos que garantam o acesso de adolescentes em privação de liberdade à arte e à cultura como ferramentas de transformação social.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Carlos Williames (Ascom Fasepa)









