Na manhã desta quarta-feira (15), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), realizou o treinamento para a qualificação de motoristas, com o objetivo de promover a excelência operacional e conscientizar os servidores acerca do transporte humanizado. A programação ocorreu no auditório do Iterpa, em Belém.
O treinamento faz parte do programa “Rota Segura 2025 – Direção Responsável na Socioeducação”, voltado para a qualificação de motoristas que atuam no transporte de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A programação reuniu servidores da área operacional e técnica da Fasepa.
O treinamento de servidores, envolveu práticas de direção defensiva, prevenção de infrações, cumprimento de normas operacionais e aplicação dos princípios previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme preconiza o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e a Resolução nº 252/2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Durante o encontro, os motoristas puderam refletir sobre o seu papel na proteção de vidas e na construção de um ambiente de segurança qualificada. O intuito da capacitação foi garantir que os deslocamentos ocorram de forma segura, ética e respeitosa, refletindo o caráter pedagógico da socioeducação.
A programação contou com conteúdos técnicos, exemplos práticos e orientações específicas para a conscientização dos motoristas acerca da conduta humanizada e ética da Fasepa.
Anderson Benevides, coordenador da segurança socioeducativa da instituição, destacou a importância da formação contínua, “é fundamental que os servidores e profissionais envolvidos no sistema socioeducativo passem constantemente por processos de qualificação e formação continuada. Do meu ponto de vista, o treinamento Rota Segura contribui significativamente para a melhoria da qualidade do atendimento ao nosso público-alvo que são os adolescentes privados de liberdade”. Disse ainda, “durante o curso, abordamos diretrizes do Conanda, que trata da importância de uma segurança humanizada. Trata-se, sobretudo, de priorizar o atendimento ao adolescente dentro de uma perspectiva de segurança responsável e ética, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sinase”, concluiu Anderson.
O treinamento foi conduzido por Tatiane Oliveira, gerente de transporte da Fasepa, que reforçou o compromisso institucional com a segurança e a humanização no transporte, “O Rota Segura é um compromisso com a vida e com o cuidado no transporte socioeducativo. Ao qualificar os condutores para a prática da direção defensiva, estamos promovendo a prevenção de acidentes, a redução de infrações de trânsito e o fortalecimento da postura e ética dos profissionais que atuam na linha de frente da socioeducação”, reforçou a gerente.
A gestora destaca ainda que, a missão do programa é garantir que cada motorista compreenda que este serviço requer técnica, responsabilidade legal e sensibilidade humana, reafirmando a importância do papel dos servidores na proteção de direitos e na construção de uma rede segura, ética e eficiente.
A ação integra a estratégia da Fasepa para o fortalecimento da política de formação continuada, valorização dos servidores e qualificação da rotina institucional nos aspectos que envolvem a proteção integral dos jovens privados de liberdade.
Texto: Enzo Brito (Estagiário – Ascom Fasepa)
Supervisão: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Fotos: Divulgação



