Na tarde de ontem (12), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) recebeu representantes do município de Parauapebas no auditório de sua sede administrativa para uma importante reunião intersetorial. O encontro teve como objetivo repassar informações e estreitar o diálogo sobre as políticas socioeducativas no município, promovendo um alinhamento entre os diferentes órgãos e entidades envolvidas.
A reunião contou com a presença de José Luiz Castro, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA de Parauapebas), e Alani Oliveira Pincer Casta, Conselheira Tutelar de Parauapebas, além de representantes da Fasepa, como Mônica Marques dos Santos Calandrine, Assistente Social do Gabinete, Roseane Gomes, Coordenadora de Regionalização e Apoio à Municipalização (CREAM), e as técnicas Jane Garete, Domingos Campelo e Silvia Gama, integrantes da CREAM.
Durante o encontro, foram discutidos temas fundamentais para a melhoria da socioeducação no município, como a Comissão Interinstitucional de Avaliação e Acompanhamento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo no Pará (Comissão Sinase), a Escola Estadual da Socioeducação do Pará, o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e a demanda de atendimento socioeducativo de meio aberto em Parauapebas.
Essa ação intersetorial é um passo importante para o fortalecimento da política socioeducativa nos municípios paraenses. A Fasepa, por meio da CREAM, reafirmou seu compromisso em oferecer todo o suporte necessário à gestão municipal, especialmente no que diz respeito à retomada das ações formativas junto aos atores do sistema de garantia de direitos.
Com essa parceria, espera-se um avanço significativo no atendimento e na qualidade das políticas voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município de Parauapebas. A integração entre os diversos órgãos e entidades é essencial para garantir um atendimento socioeducativo eficaz, que contribua para o pleno desenvolvimento e a reintegração social dos jovens atendidos.
A Fasepa segue firme em seu compromisso de fortalecer as políticas públicas para adolescentes e jovens em todo o Estado do Pará.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Luiza Garcia (Ascom Fasepa)



