O município de Placas recebe, até esta quinta-feira (11), o Encontro Regional de Atendimento Socioeducativo, na Região Xingú, mediado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Coordenadoria de Apoio à Municipalização (Cream). O evento está acontecendo na Câmara dos Vereadores, no município sede do encontro.
A iniciativa possui caráter formativo e de articulação intersetorial, com temáticas como a metodologia do atendimento em meio aberto, o apoio e acompanhamento no pós-medida e a reforma do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), articulando debates e diálogo com o público presente.
As atividades, que começaram na quarta-feira (10), envolvem encontros com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), bem como reuniões com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Além disso, visitas de articulações locais com atores-chave da rede de proteção e visitas técnicas a órgãos como o Ministério Público, Juizado, Polícia Civil e Polícia Militar.
Participaram do evento representantes dos municípios de Placas e Uruará, de diversas áreas que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e órgãos de secretarias municipais (assistência social, educação, saúde, esporte, cultura e lazer, trabalho, emprego e renda).
A metodologia adotada pela programação busca fortalecer os setores da rede intersetorial, qualificar gestores e profissionais sobre a implementação de políticas socioeducativas e promover a revisão efetiva do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (PMASE), em alinhamento com as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Eventos como esse garantem a formação adequada de comissões e órgãos responsáveis pela revisão dos planos, garantindo a eficácia de práticas institucionais socioeducativas nos municípios a partir de um serviço qualificado, humanizado e centrado na reintegração social dos jovens em medida socioeducativa.
Texto: Enzo Brito (Estagiário – Ascom Fasepa)
Supervisão: Dani Valente (Ascom Fasepa)