Seminário une municípios da Região Carajás para fortalecer a política socioeducativa
Na manhã da última terça-feira (30), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) participou do Seminário Regional Socioeducativo, realizado no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e em parceria com a Fasepa. A iniciativa teve como objetivo garantir os direitos de adolescentes e jovens da Região de Carajás e fortalecer o Sistema de Atendimento Socioeducativo nos municípios envolvidos.
O encontro reuniu representantes de 11 municípios da região para debater estratégias que assegurem o avanço das políticas socioeducativas locais, criando oportunidades para que adolescentes em cumprimento de medidas possam retomar a vida em sociedade de forma responsável e transformadora.
A troca de experiências entre os participantes possibilitou a construção de propostas e soluções conjuntas voltadas ao aprimoramento do sistema, reforçando o compromisso coletivo e a união entre os municípios. Nesse contexto, a Prefeitura de Parauapebas e a Semas reafirmaram o compromisso com um atendimento cada vez mais acolhedor, eficaz e integrado, beneficiando diretamente a juventude.
O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, ressaltou a importância da iniciativa: “Hoje, Parauapebas acolhe caravanas de diferentes cidades da Região de Carajás para compartilhar desafios, alinhar estratégias e fortalecer ações que já estão transformando realidades”, destacou.
Um dos pontos de destaque foi a participação da equipe técnica da Coordenadoria de Municipalização e Apoio à Regionalização (Cream) da Fasepa, que contribuiu com orientações sobre o sistema socioeducativo, fortalecendo a intersetorialidade e a busca por soluções mais eficazes para a região.
Para a coordenadora da Cream, Rose Gomes, o seminário reforça a importância do protagonismo municipal no fortalecimento do sistema socioeducativo.“Esse é um espaço que valoriza a escuta e a participação dos municípios, permitindo a construção de propostas conjuntas e efetivas. Acreditamos que, ao atuar de forma técnica, integrada e qualificada, a rede de atendimento consegue garantir melhores condições para a ressocialização de adolescentes e jovens em toda a região”, enfatizou.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Com Informações|Foto: Ana Freitas (Ascom/PMP)






