A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) passou a integrar, de forma ainda mais estratégica, as políticas públicas de esporte e cidadania ao firmar um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Como primeiro movimento da parceria, a SEEL realizou, nesta segunda-feira (1), no auditório do Mangueirão, a entrega de materiais esportivos destinados aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A cooperação fortalece o trabalho já desenvolvido pela Fasepa dentro das unidades, ampliando o acesso dos socioeducandos a práticas esportivas estruturadas, alinhadas a valores de disciplina, convivência, respeito e superação, pilares essenciais no processo de ressocialização dos jovens privados de liberdade.
O Governo do Pará, ao apoiar diretamente a iniciativa, reafirma o compromisso com políticas públicas que garantem inclusão e transformação social.
Além da entrega dos kits esportivos, os adolescentes vivenciaram uma experiência marcante ao conhecer as áreas internas e o gramado principal do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A visita guiada ofereceu a eles a oportunidade de conhecer e a sensação de pertencimento, ao viver, por alguns instantes, o cotidiano da maior arena esportiva da região Norte.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou o impacto da ação. “A Seel tem um compromisso permanente com políticas públicas que alcancem pessoas e realidades diferentes. O esporte transforma, abre horizontes e devolve perspectivas. Hoje entregamos não apenas materiais, mas oportunidade, reconhecimento e acolhimento. Ver esses jovens dentro do Mangueirão é uma forma de mostrar que eles também pertencem a esse espaço e podem construir novos caminhos”, reforçou o secretário.
O secretário-adjunto da Seduc, Diego Maia, destacou que a parceria amplia o alcance da educação dentro da socioeducação. “A Seduc atende diversos segmentos, entre eles os jovens e adultos da Fasepa. Atuamos com professores, corpo técnico, alimentação escolar, e somar esta cooperação com a Fasepa e agora com a Seel é fundamental para garantir a socialização desses jovens, que são estudantes e precisam de esporte, lazer e educação para que, em breve, possam retornar à convivência social”.
A diretora de Diversidade e Inclusão da Seduc, Ana Cláudia, reforçou a centralidade da garantia de direitos. “Independentemente da situação em que se encontram, esses jovens são nossos alunos. Devemos assegurar o direito à prática esportiva, à educação física e ao lazer. Este momento, articulado em parceria com a Fasepa, a Seduc e a Seel, é fundamental para ampliar esse acesso. A Seduc sente-se honrada em participar deste projeto, construído coletivamente pelos professores da rede”, destacou.
Com a entrega dos materiais e a execução das ações previstas no termo de cooperação, Fasepa, Seel e Seduc fortalecem uma agenda conjunta que amplia direitos e garante novas possibilidades de desenvolvimento aos socioeducandos. A iniciativa não apenas estrutura a prática esportiva dentro das unidades, como também sinaliza um compromisso público com a cidadania desses jovens, contexto que, segundo a direção da Fasepa, representa um avanço significativo no atendimento socioeducativo.
“Essa parceria é fundamental para o atendimento socioeducativo no Pará. Ela evidencia o diálogo interinstitucional entre as secretarias do Estado em prol do resgate da cidadania dos adolescentes e jovens atendidos pela Fasepa. Trata-se de um compromisso do governo com a valorização da infância e da juventude, e representa um avanço significativo no processo pedagógico, físico e social desses adolescentes que cumprem medida socioeducativa”, reforçou o diretor.
Por Dani Valente (Ascom Fasepa)
Com Informações e fotos (Ascom SEEL)





