Com foco no cuidado e na valorização dos servidores, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) realizou, de 22 a 24 de outubro, uma programação especial alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. As atividades ocorrem no auditório da Sede Administrativa e encerram nesta quinta-feira (24).
Com foco na promoção da saúde e na valorização da vida, a iniciativa buscou sensibilizar os servidores sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização de exames preventivos para a detecção do câncer de mama, do colo do útero e da próstata. O principal objetivo da programação, é despertar nos servidores o olhar atento para o autocuidado e a prevenção.
A programação teve início na quarta-feira (22) e reuniu uma série de atividades voltadas à promoção do bem-estar e à valorização dos servidores, com foco no cuidado à saúde da mulher e do homem. Entre as ações, estiveram palestras, feiras artesanais e gastronômicas, além de momentos dedicados à saúde e aos cuidados pessoais, como massagem relaxante, spa das mãos, skincare, massoterapia e terapia ocupacional. O evento também contou com a participação de profissionais da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que orientaram os servidores sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa proporcionou momentos de integração, autocuidado e conscientização, reforçando o equilíbrio entre corpo e mente.
Para Priscila Nobre, assistente social da Fundação Hemopa, o momento foi essencial para incentivar os colaboradores socioeducativos a estarem em dia com a saúde, e compreender a importância da doação. “A Gincana Solidária que ofertamos aqui visa sensibilizar e incentivar os servidores da Fasepa à fortalecerem a doação de sangue através dos postos de coleta. É muito importante frisar a importância de somar forças e contribuir nas formas de prevenção”, afirma.
A proposta da palestra oferecida pelos profissionais envolvidos, além de chamar a atenção e alertar às mulheres e homens da instituição, promoveu um momento reflexivo e de autocuidado.
Marcela Paiva, coordenadora do NGP, destaca que o êxito da programação só foi possível graças às parcerias firmadas com instituições de ensino e saúde. “A colaboração das ligas Acadêmicas de Enfermagem e Saúde da Mulher (Lamon) e a Liga Acadêmica de Saúde do Homem (Laismen), da equipe de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA), estagiários e profissionais do curso de Estética da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Fundação Hemopa, foi essencial para fortalecer as ações, garantindo uma programação diversificada e de grande impacto para os servidores”, destacou.
Texto: Enzo Brito, estagiário de jornalismo, sob supervisão da assessora Dani Valente (Ascom Fasepa)
Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa)
Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa)














