A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) realizou nesta quarta-feira (03) a primeira audiência concentrada no Estado, no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). As audiências concentradas, que visam reavaliar as medidas adotadas no espaço de internação, estão entre as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A implementação é uma estratégia para agilizar o atendimento a adolescentes e jovens, a fim de melhorar a qualidade do acompanhamento das medidas socioeducativas. Essas audiências têm como objetivo principal a revisão regular da situação jurídica e psicossocial dos jovens, por meio de escuta atenta e qualificada com seus familiares.

De acordo com o defensor público Márcio Coelho, da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), “as audiências concentradas são uma diretriz do CNJ, e estamos empenhados no Pará para garantir o cumprimento desse direito. Serão realizadas presencialmente nas unidades, proporcionando maior interação com as equipes e gestores locais”.

Vivência – Esse recurso vai acelerar as audiências na Justiça e fortalecer a aproximação com espaços e ações executadas nas unidades de atendimento socioeducativo. “A presença do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria nas unidades, participando da vivência dos socioeducandos, será extremamente significativa, pois estará mais integrada à instituição responsável pela execução das medidas socioeducativas”, enfatizou Kátia Porfírio, coordenadora da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa.

A primeira sala de audiências concentradas foi instalada no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), e contou com o apoio do Tribunal de Justiça, por meio de um acordo de cooperação técnica.

Na primeira audiência do Sistema Socioeducativo do Pará, que teve o apoio da desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, estiveram presentes o representante do CNJ, Raquel Amarante; defensor público Márcio Coelho; promotor Marcelo Batista Gonçalves; juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Vanderley de Oliveira; presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues; diretor de Atendimento Socioeducativo, Andrei Miranda; coordenadora Kátia Porfírio; equipe técnica e gestora do Cesef, Alessandra Almeida.

Texto: Dani Valente – Ascom/Fasepa

Fotos: Carlos Williames – Ascom/Fasepa

Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará Primeira audiência concentrada atesta avanço no atendimento socioeducativo no Pará

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade