Com o objetivo de ofertar uma programação diferenciada no período carnavalesco, as unidades socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), planejaram atividades e oficinas durante o mês, que estimulassem a criatividade dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas voltados ao tema.
O foco foi a cultura brasileira, a expressão, a criatividade e a troca de experiências. De acordo com a técnica, Cecília Araújo, pedagoga na Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE II), o tema foi utilizado durante as oficinas de artesanato e pedagógicas, reforçando suas habilidades e suas ações positivas dentro da UASE, destacou a pedagoga.

A temática está prevista nas ações do Planejamento Estratégico das unidades, que é desenvolvido em parceria com os professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em sala de aula, além de atividades com arte-educadores e equipe pedagógica das unidades.
Durante o mês os socioeducandos participaram de oficinas de confecção de adereços e decorações, algumas unidades programaram palestras sobre temas transversais vivenciados neste período como doenças sexualmente transmissíveis, abuso excessivo de álcool e drogas, entre outros, além de abordagens sobre fé durante esse período, com a participação da comunidade de agentes religiosos que são parceiros da socioeducação, contribuindo para a reflexão acerca da temática abordada.

No Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS II), foi realizado o evento com o tema Carnaval com Cristo, que contou com a presença de algumas instituições religiosas, em um momento ecumênico, onde realizaram palestras e fizeram momento reflexivo com os socioeducandos e servidores. O evento foi marcado por dinâmicas, louvores e reflexões. Segundo o gestor Alan Lima, “o evento teve como principal objetivo conscientizar os jovens, mostrando que é possível se divertir com responsabilidade e respeito”, ressaltou o gestor, que completou dizendo que os socioeducandos participaram com muita tranquilidade das atividades propostas.

A programação encerrou com um Baile de Carnaval, no Complexo Esportivo e Cultural Apoena, da Fasepa, com um momento promovido para apresentar os trabalhos realizados durante as atividades nas unidades. A programação foi recheada de brincadeiras, dança, desfile de fantasias e apresentação musical do grupo Fasepart.

O diretor de atendimento socioeducativo, Andrei Miranda, destacou a importância dessas atividades para os socioeducandos, “as atividades desenvolvidas pelas Uases, são de fundamental importância pela forma pedagógica com as quais são desenvolvidas, no sentido de promover a cidadania dos jovens atendidos pela FASEPA, nas suas variadas dimensões de intervenção, dentre as quais, a cultural, no que tange a realização de bailes de carnaval e a de religiosidade no sentido de reflexão com a entrada no período de quaresma”, destacou o diretor.
A Fasepa reforça em suas programações, que embora os adolescentes estejam privados de liberdade, os demais direitos devem ser garantidos, incluindo a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação.

Fasepa’rte – Grupo de percussionistas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), patrimônio cultural imaterial do Estado.

Texto: Dani Valente

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade