14 jovens atendidos pela Fasepa celebraram a conclusão do curso profissionalizante de Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto

Na última terça-feira, 14 jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) celebraram a conclusão do curso profissionalizante de Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto. A cerimônia de certificação marcou o fim de um programa realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio da articulação do Ministério Público do Pará (MPPA) e Tribunal de Justiça do Estado (TJE).

Desenvolvido para ensinar conceitos fundamentais de mecânica automotiva, o curso capacitou os participantes a realizar manutenção básica em veículos, solucionar problemas simples e compreender o funcionamento de carros. Ao completarem todas as atividades obrigatórias, acessarem integralmente o conteúdo programático, passarem pela avaliação final e responderem a uma pesquisa de satisfação, os socioeducandos recebem formalmente o Certificado de Conclusão. A seleção para o curso foi baseada em uma avaliação dos interessados, garantindo que os jovens mais motivados fossem escolhidos para maximizar sua aprendizagem.

Com 160 horas de aulas teóricas e práticas, o curso teve como foco principal qualificar adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas na Região Metropolitana de Belém. O Senai, responsável pela iniciativa, visa preparar essa mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, proporcionando aos socioeducandos uma oportunidade valiosa.

Antônio Lopes Maurício, o 8º promotor de Justiça da Infância e da Juventude, comentou a importância de parcerias que valorizem a educação profissional. “Quero agradecer e parabenizar o Senai por ser nosso parceiro na socioeducação de jovens e adolescentes e entenderem o quanto isso é importante para a sociedade e para a família desses jovens. Vocês estão mudando realidades e transformando famílias por meio do ensino”, disse o promotor.

A oferta do curso de mecânica veicular atende a uma demanda expressa pelos jovens do sistema socioeducativo, transformando um desejo em realidade palpável para aqueles envolvidos no programa.

“Esse curso é muito importante para mim, acredito que ele vai mudar a minha vida e da minha família também, espero poder usar essa formação como profissão”, declarou um dos socioeducandos concluintes do curso.

A cerimônia de certificação contou com a presença do 8º Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Antônio Lopes Maurício; do titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém, juiz Vanderley de Oliveira; do diretor de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Andrei Miranda; do diretor do Senai Getúlio Vargas, Welson Corrêa, e do professor do curso, Clóvis Santana, além dos familiares dos formandos.

Texto: Dani Valente – Ascom/Fasepa

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade