Uma ação pedagógica trabalhou temas relacionados à vida saudável com os socioeducandos do Centro Juvenil Masculino (CJM) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) nesta sexta-feira (26). Os jovens que foram envolvidos no Projeto Vida Saudável, realizado pela E.E.E.F.M. Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, vinculada a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) receberam informações sobre como ter uma vida saudável através da mudança de hábitos.
A iniciativa partiu dos professores da (Seduc), que atuaram em parceria com o CJM durante o período de um mês, promovendo ações de reflexão sobre saúde, alimentação e hábitos saudáveis. Segundo a coordenadora pedagógica da (Seduc) na unidade, Michele Alves, “o projeto envolveu todas as áreas de conhecimento ministradas pelos professores aos socioeducandos, matemática, linguagem, arte, inglês, entre outras, trabalhando diferentes aspectos”, explicou à coordenadora.

A ação também teve como objetivo conscientizar e incentivar práticas alimentares saudáveis, para os jovens, destacando a importância de uma boa alimentação para a qualidade de vida. A partir do tema principal, foram abordados outros focos, por exemplo, distúrbios alimentares, as doenças que podem ser ocasionadas ou agravadas por uma má alimentação e falta de exercício físico, como obesidade, hipertensão e diabetes. As palestras e os cursos foram ministrados pelos parceiros da Pastoral da Criança (CNBB) e de professores e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo a professora de Biologia, Simony Aguiar, “os socioeducandos além de entender a importância de uma alimentação saudável, participaram durante o período de cursos nutricionais sobre aproveitamento alimentar, com apoio da pastoral da criança, além de avaliação e atividades físicas, com o professor Elton, e estudantes de Educação Física da UFPA, tendo como objetivo o cuidado com o corpo e a importância da atividade física para uma vida saudável”, destacou a professora.
O reaproveitamento de alimentos chamou a atenção dos socioeducandos, que aprenderam que esses alimentos podem fazer parte de receitas deliciosas. “Saber aproveitar os alimentos é bem legal, tô aprendendo aqui e vou levar para os meus familiares, esse projeto me ensinou coisas que não sabia; isso é muito importante para todos nós aqui”, destacou um socioeducando de 15 anos envolvido no projeto.

De acordo com a gestora do CJM, Priscila Barroso, a ação é uma forma de promover o conhecimento sobre a saúde e o bem estar dos socioeducandos. “Esse tipo de atividade qualifica cada vez mais as nossas ações relacionadas à alimentação, conscientizando todos para novos hábitos alimentares saudáveis, além de integrar toda comunidade socioeducativa”, explicou a gestora.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade