A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), através do Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (Cseba), busca envolver servidores e socioeducandos em um mesmo objetivo, promover atividades voltadas à prática de educação ambiental e profissionalização.  No último sábado (13), a unidade de atendimento socioeducativo, iniciou uma ação voltada ao eixo profissionalização, com a realização de oficina de jardinagem e construção de estruturas para plantas em pallet, envolvendo os socioeducandos privados de liberdade e servidores.

A oficina tem como objetivo estimular os socioeducandos a terem contato com oficinas e atividades que proporcionem oportunidades de profissionalização e aprendizado, conscientizando dos cuidados com o meio ambiente, além de promover a integração entre socioeducandos e servidores. Entre as práticas realizadas estão o trabalho cooperativo em jardinagem, oficinas de estrutura para plantas em pallet, reciclagem e diálogos sobre alimentação saudável e práticas sustentáveis, que podem ser trabalhadas no dia a dia dos jovens.

Conforme a pedagoga do Cseba, Rita Clemente, o trabalho da Fundação é ofertar aos jovens a chance de valorizar o meio ambiente, além de promover por meio do conhecimento ofertado uma nova vida a partir da socioeducação. “O objetivo é oportunizar aos socioeducandos, atividades produtivas, além de favorecer um ambiente mais harmonioso e humanizado na unidade. Dessa forma os socioeducandos, aprendem a cuidar do local onde vivem ao mesmo tempo em que são oferecidas técnicas de paisagismo e jardinagem, proporcionando o conhecimento de mais uma profissão”, destacou.

“To gostando muito de participar dessa oficina, arrumar as plantas, construir as estruturas, ta sendo muito importante, porque quando eu sair daqui será mais uma coisa que vou saber fazer”, disse um socioeducando de 17 anos envolvido na ação.

O propósito é despertar a consciência de cuidar do meio ambiente, além de possibilitar a realização desse trabalho fora do sistema socioeducativo, aliando a prática ao conhecimento obtido na oficina. Segundo o gestor do Cseba, Sérgio Pinheiro, “Essa oficina é muito importante porque garante que o socioeducando tenha acesso às atividades pelas quais lhe é proporcionado a possibilidade de renda, já que com a produção dos pallets, ele pode vender a um custo de 30 reais e ajudar a família quando sair daqui”, destacou o gestor.

A ação tem deixado os espaços e jardins do Cseba mais humanizados e bem cuidados, estimulando as habilidades e técnicas do trabalho e cuidado com o meio ambiente. Essa é uma das oficinas realizadas pelo Cseba a fim de promover o desenvolvimento profissional e a ressocialização dos adolescentes.

Promover novas oficinas dentro do sistema socioeducativo tem sido fundamental para proporcionar uma nova perspectiva de vida para esses jovens e essa é uma das apostas que o Governo do Pará, junto à Fasepa, tem desenvolvido e apoiado.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Fotos: Divulgação Cseba

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade