No último dia (06), o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),  em Belém, foi palco de uma cerimônia marcante, que simbolizou a superação e a conquista de jovens que participaram do curso de Eletricista Veicular oferecido pelo SENAI. A solenidade foi especial, pois contou com a presença de alunos que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), destacando a importância de programas educacionais como ferramentas de transformação social.

O evento contou com a participação de autoridades do sistema de garantia de direitos, representantes da Fasepa, do SENAI, gestores e representantes das unidades socioeducativas, além dos familiares dos concluintes. Entre os presentes estavam membros do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, do Ministério Público, do SENAI e da Fasepa, todos comprometidos com a promoção de oportunidades educacionais e sociais destinadas aos Jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

O Diretor Regional do SENAI no Estado do Pará, Dário Lemos, destacou a importância da parceria estabelecida para a oferta de cursos profissionalizantes a socioeducandos. Segundo ele, o objetivo é proporcionar a esses jovens a preparação necessária para o mercado de trabalho, garantindo que possam viver dignamente. “Trabalhamos para que esses jovens tenham um futuro promissor, e que isso impacte positivamente também seus familiares”, afirmou o diretor.

Durante a cerimônia, os alunos receberam seus certificados, simbolizando não apenas a conclusão de um curso técnico, mas também a possibilidade de um futuro mais promissor no mercado de trabalho. A qualificação em eletricista veicular, uma área em crescente demanda no mercado, é uma das ações que demonstram o compromisso das instituições com a formação profissional e a inclusão social dos jovens socioeducandos.

“Meu pai sempre quis que eu fizesse um curso de mecânico, mas não tinha condições de pagar”, contou um socioeducando de 17 anos, concluinte do curso de mecânica. “Quando entrei na Socioeducação e comecei a cumprir a medida socioeducativa, tive a oportunidade de fazer esse curso e realizar o sonho dele. Não pensei duas vezes, agarrei a chance pensando no meu pai e no meu futuro”, afirmou, com entusiasmo. O jovem, agora habilitado na área, compartilha sua esperança de se tornar um profissional bem-sucedido e seguir carreira como mecânico.

A parceria entre o SENAI e a Fasepa é um exemplo de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para a reintegração social e para a construção de novos caminhos na vida desses jovens. Para o 8° Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Antônio Lopes Maurício, “Essa parceria é muito boa para os socioeducandos e seus familiares, pois ao sair da socioeducação terão oportunidades como profissionais”, fortaleceu o Promotor.

Para o juiz Vanderley de Oliveira, titular da 3° Vara da Infância e Juventude de Belém, a entrega dos certificados representa um marco na trajetória de cada um dos alunos, que agora possuem mais oportunidades para alcançar a estabilidade profissional e contribuir com a sociedade,”Esse curso abre as portas para  a compreensão desses jovens, leva eles a  compreender que é preciso investir na vida, é preciso muitas vezes se sacrificar para poder alcançar suas metas e objetivos. Esse momento também representa os braços da sociedade civil, organizada, acolhendo eles, para que possam experimentar o verdadeiro valor da cidadania”, declarou o juiz.

Este evento fortalece o impacto positivo de iniciativas como essas, que visam dar aos jovens em situação de vulnerabilidade a chance de reescrever suas histórias por meio da educação e do trabalho qualificado.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Carlos Williames (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade