Mais um importante passo foi dado para odesenvolvimento e consolidação das ações socioeducativas no Estado. Adolescentese jovens que cumprem medidas socioeducativas no Centro Juvenil Masculino (CJM)da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), e seus familiares,concluíram na última sexta-feira (16), o curso de preparo de hambúrguer gourmet,parceria firmada com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e EducaçãoProfissional e Tecnológica (Sectet) e Serviço Nacional de AprendizagemComercial (Senac), uma etapa para a efetivação da cooperação realizada entre astrês instituições, que prevê a oportunidade de reintegrar esses jovens à sociedade, além da possibilidade de uma carreira promissora.
Este curso tem como objetivo desenvolver astécnicas básicas para o preparo de hambúrgueres, desde a preparação dos blends,molhos diferenciados e montagem, além de assegurar toda a prática de atuaçãosob os procedimentos gerais relativos às boas práticas na manipulação segura dealimentos, aperfeiçoando dessa forma o conhecimento acerca dos preparos de hambúrgueres gourmet, e estimulando os socioeducandos a se tornarem futuros profissionais na área.

Ensinar de maneira prática a produção de hambúrguergourmet, bem como as técnicas de manuseio e preparo da carne, foi o objetivo docurso, ministrado pela instrutora do Senac, Raimunda Rodrigues. Durante todo oprocesso, a instrutora percebeu a vontade dos socioeducandos em aprender etransformar o conhecimento em profissão. “Me sinto muito feliz por estarcontribuindo e oportunizando os socioeducandos com novos conhecimentos, e comessa mudança de vida, para que eles possam sair daqui com aprendizado”, destacou a instrutora.

Participantes se mostraram empolgados com o curso e com a possibilidade de trabalhar na área, e pretendem aproveitar o conhecimento quando sair do sistema, “agradeço a oportunidade de fazer esse curso, quero quando sair daqui poder colocar em prática, trabalhar com isso”, declarou um socioeducando de 15 anos concluinte do curso.

A participação da família pode se tornar um elemento determinante para a reinserção social e transformação desses jovens,pois a referência afetiva, o apoio, faz com que os socioeducandos possam refletir sobre as escolhas e os caminhos que desejam seguir futuramente. A mãe de um dos socioeducandos, que também participou do curso, se mostrou bastante feliz com o conhecimento adquirido e relatou que pretende apoiar e quem sabe usar esse conhecimento para trabalhar com o filho quando concluir a medida “eu gostei muito do curso, e espero dar continuidade, trabalhar com isso”, ressalta a mãe, que vem ser uma grande aliada no processo de ressocialização do jovem inserido no sistema socioeducativo.

De acordo com a coordenação, foram 20 horas deformação em que os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, e encerrou coma certificação e degustação das produções realizadas pelos concluintes. Ainda estão previstas a continuidade do curso emoutras unidades da Fasepa, todas desenvolvidas em parceria com o Senac.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade