Na manhã da última quarta-feira (18), o Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), vinculado à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), celebrou uma importante conquista na vida de três jovens em privação de liberdade: a formatura pela conclusão do ensino fundamental. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), por meio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Carlos Gomes da Costa.
A cerimônia de formatura teve como objetivo destacar a importância do acesso à educação básica como um direito fundamental para todos. Durante o evento, foram certificadas três alunas nas etapas de ensino fundamental, referentes ao ano letivo de 2024, do Centro Socioeducativo Feminino (Cesef). O evento contou com a presença da diretora da escola, que funciona dentro da unidade, Regina Guimarães, além de servidores da Fasepa, professores da Seduc e, é claro, familiares das formandas. O ambiente estava repleto de emoção e alegria, refletindo a importância desse momento para todas as envolvidas.
Para a gestora do (Cesef), Alessandra Almeida, “A formatura das socioeducandas é um momento de grande importância, tanto para as adolescentes que cumprem medida socioeducativa quanto para as equipes envolvidas. Mais do que a conclusão de uma etapa educacional, a cerimônia simbolizou uma vitória pessoal, social e institucional. Ela também reforça a importância de escolhas positivas, pois ao celebrar suas conquistas, as adolescentes passam a se enxergar como sujeitos de direito”, disse a gestora.
A diretora da escola Antônio Carlos Gomes da Costa, Regina Guimarães, ressaltou a importância do trabalho realizado na instituição. “Todo trabalho, tudo o que é feito e proposto, é pensado na qualidade do ensino oferecido às alunas da socioeducação. Focamos na garantia dos direitos de cada uma dessas jovens, visando a transformação de suas vidas”, declarou. Ela também expressou seu orgulho pelas socioeducandas que conquistaram esse importante resultado.
Durante a programação, as alunas apresentaram performances de dança, música, declamação de poesia e homenagens, resultado das atividades desenvolvidas na unidade. As socioeducandas receberam com grande satisfação e orgulho o certificado de conclusão do ensino fundamental, entregue pela diretora Regina Guimarães. O evento foi um momento de agradecimento e celebração, destacando a superação e o esforço das jovens, que, ao longo de sua trajetória escolar na unidade, demonstraram grande interesse e se destacaram significativamente.
O momento foi ainda mais significativo por se tratar de um marco na trajetória dessas jovens, pois ao ingressarem no sistema socioeducativo, muitas chegam sem estar matriculadas na escola, e a medida socioeducativa oferece a chance de recomeço. A educação, além de garantir direitos, proporciona uma nova perspectiva de vida, ajudando essas jovens a transformarem sua realidade e a se inserirem no convívio social de forma mais plena e consciente.
“O processo educacional na Socioeducação, contribui na construção de valores éticos, e na formação de indivíduos capazes de exercer a sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres e assumindo papel de protagonistas da sua própria história”, declarou Marly Yurie, coordenadora técnica da Seduc na Socioeducação.
O momento promovido pela instituições, simboliza a superação de obstáculos e a realização de objetivos, é o reconhecimento de que, mesmo em situações difíceis, é possível alcançar metas e reescrever a própria história.
Para uma das formandas, de 15 anos, o momento é de muita felicidade. Ela havia interrompido seus estudos, mas ao ingressar na Fasepa, recebeu a oportunidade de retomar a educação. “Este momento está sendo muito feliz, por ter chegado até aqui. Não esperava por isso, pois parei de estudar há dois anos e não imaginava que continuaria. Quero seguir em frente, sem olhar para trás”, afirmou a jovem emocionada.
Para todos os envolvidos, o evento foi uma celebração da superação e da esperança, encerrando com a entrega de lembranças e um almoço especial para os presentes. Um dia de grande alegria e orgulho para todos que fazem parte desse processo de transformação e inclusão.
Texto e Fotos: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade