Aproveitando o mês das férias escolares, a Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), realizou na manhã da última quarta-feira (19) na Praça Milton Trindade (Horto Municipal de Belém), um encontro com atividades lúdicas para os pedagogos das unidades de atendimento socioeducativo da fundação.
O objetivo do encontro entre os pedagogos das unidades, foi proporcionar um momento diferenciado, em que os profissionais pudessem trocar experiências vivenciadas no dia a dia do serviço socioeducativo, fortalecendo desta forma, o trabalho, além de contribuir com um momento de descontração, relaxamento e qualidade de vida dos profissionais que normalmente são os responsáveis pela elaboração e execução das atividades pedagógicas dos socioeducandos nas unidades.
A pedagoga Doralice Saldania da UASE Benevides relatou que a dinâmica do atendimento socioeducativo é sempre muito intensa, “os pedagogos, além de atender as demandas com os socioeducandos, são também responsáveis pela agenda pedagógica da unidade, a sensação é que não podemos parar nunca, momento como este é muito bom para desacelerar e olhar a realidade de todas as unidades”, destacou a pedagoga.
O espaço da praça, cercada por um clima de lago e área verde, contribuiu com o que havia sido proposto para o momento, relaxamento, descontração e integração, garantindo dessa forma, um ambiente humanizado aos participantes.
As atividades ao ar livre foram coordenada e direcionadas pela psicóloga Ana Pessoa, do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da Fasepa, que contribuiu para a autonomia, a autoestima, e a socialização dos envolvidos, proporcionando um momento mais natural e divertido, criando um contexto no qual os profissionais tiveram oportunidade de construir aprendizagens mais significativas entre seus pares.
“É muito importante participar de todas as ações que a Fasepa está propondo, isso amplia o meu olhar e conhecimento acerca da fundação, e dessa forma eu consigo ver tanto as dificuldades, quanto os avanços, aumentando meu repertório de conhecimento enquanto profissional em formação”. Relatou a estagiária Evelyn Mesquita da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa.
Segundo Kátia Porfírio, coordenadora de atendimento socioeducativo (DAS), a inserção dessas atividades favorecem uma dinâmica de aprendizado que contempla vários fatores, e isso contribui para o desenvolvimento e avanço dos profissionais nos espaços socioeducativos, “os debates, os diálogos, são necessários para criar uma cultura de paz, e fundamentar a nossa prática. Parar para priorizar os profissionais é muito importante, pois cada um precisa se enxergar dentro do processo, com todas as dificuldades encontradas no dia a dia, usando isso como desafios, para motivar a criatividade e a perseverança em busca de realizar e executar um atendimento socioeducativo de qualidade”, destacou a coordenadora.
A programação contou também com a apresentação do Grupo de música Fasepart, que colocou os participantes para dançar ao som de músicas regionais, encerrando a programação com muita animação.
Texto e fotos: Dani Valente (Ascom Fasepa)