Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção e combate ao câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre os homens. Embora o câncer de próstata seja silencioso em suas fases iniciais, sua detecção precoce, por meio de exames preventivos, pode aumentar consideravelmente as chances de tratamento eficaz de recuperação.
No último dia (25), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), realizou uma ação especial para marcar o Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. O evento, que aconteceu no auditório da sede administrativa da Fasepa, teve como objetivo alertar sobre a importância da detecção precoce e promover o autocuidado.
A programação contém palestras educativas e oferta de exames preventivos. A enfermeira Larissa, da Faculdade Intercultural da Amazônia (FIAMA), foi convidada para ministrar uma palestra sobre a prevenção e a importância da realização de exames periódicos. Durante sua fala, Larissa destacou a relevância da detecção precoce, afirmando que “quanto mais cedo a doença for descoberta, mais fácil será tratá-la, o que facilita a recuperação e garante o melhor resultado no tratamento”, destacou a enfermeira.
A ação proporcionou um espaço para o diálogo e conscientização, permitindo que os servidores da Fasepa discutam sobre saúde, autocuidado e a necessidade de manter hábitos preventivos. Além das palestras, foram realizados exames de prevenção, com orientação personalizada para os participantes sobre os cuidados necessários para preservar a saúde.
A campanha Novembro Azul é um marco importante no calendário de conscientização sobre a saúde masculina. Ela serve como um lembrete de que a prevenção, por meio de exames regulares e uma atitude proativa, é o melhor caminho para enfrentar o câncer de próstata e outras condições de saúde.
Para o motorista da Fasepa, Roberval Barbosa, é fundamental que os homens se empenhem em manter um diálogo aberto sobre sua saúde, adotando a prevenção. As palestras e os exames oferecidos no evento, são fundamentais para o esclarecimento e cuidado pessoal, “ Esses momentos fazem diferença no nosso dia a dia, pois paramos para refletir melhor sobre os cuidados com a saúde. Por isso, é muito importante realizar o acompanhamento e participar dessas oportunidades de informação”, afirmou o servidor.
Por meio de ações como essa, a Fasepa contribui para a disseminação de informações essenciais e apoia a construção de uma cultura de cuidados preventivos.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação