A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Espaço Apoena, Centro Cultural e Esportivo da Fasepa, esteve, na manhã da quarta-feira (26), na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua. O objetivo, conhecer o espaço e os serviços oferecidos na área da educação ambiental, tais como, compostagem, jardinagem, horta, entre outros. A visita monitorada foi proporcionada aos jovens em pós-cumprimento de medida vinculados a estágios profissionalizantes proporcionados pela Fasepa.

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário. Seguindo essa prerrogativa, a Fasepa por acompanhar adolescentes e jovens em pós-medida, na transição da extinção da medida socioeducativa de internação ou semiliberdade (fase conclusiva), e em até um ano após o seu cumprimento, proporciona momentos educativos e sociais, para auxiliar na construção de novos vínculos com a comunidade e políticas públicas.

A visita foi monitorada pelo instrutor da área de educação ambiental da Fasepa, José Luiz Cardoso, que ressaltou que a visita monitorada mostra aos jovens que ao ingressar no estágio, existem múltiplas possibilidades que vão além da sala de aula, ou da prática que são realizadas internamente dentro das unidades, “essa visita é muito importante porque abre a mente do jovem e mostra à dimensão deste trabalho, eles conseguem perceber que não está sendo aplicado somente dentro das unidades, que existem outros espaços na sociedade em que podem desenvolver esse trabalho”, reforçou o instrutor.

Durante a visita, os dois jovens inseridos na ação, foram conduzidos pelo espaço da usina da paz, conheceram projetos, dados relevantes sobre os trabalhos executados, tiraram dúvidas, e desta forma foi possível ampliar seus conhecimentos com relação a sua área de atuação, além de conhecer outros cursos que também despertou curiosidade e interesse. Um dos jovens relatou que iniciar o estágio na Fasepa, abriu novas possibilidades para um futuro diferente do que tinha, “conhecer esse espaço foi bem legal porque me deu mais conhecimento e estou tendo mais oportunidades para um futuro melhor”, relatou o jovem de 17 anos em pós-medida.

A atividade foi organizada pelo gestor do Espaço Apoena da Fasepa, Emerson Valadares, que propõe através dessas ações, a articulação e integração entre políticas existentes, visando estimular as potencialidades de adolescentes e jovens pós-cumprimento de medida socioeducativa para construção de seu projeto de vida, além de oportunizar a ampliação do conhecimento que já é desenvolvido no estágio, e conhecer outras possibilidades de atuação profissional. “Essa parceria garante a ampliação do conhecimento dos nossos socioeducandos que são estagiários na área ambiental e que vieram hoje conhecer o que a Usina da Paz desenvolve nesta área, sendo importante para o conhecimento desse jovem, além de qualificar com o objetivo de oportunizar o engajamento profissional e reintegrá-lo à sociedade, cheio de conhecimento”, destacou o gestor.

Participaram da visita, jovens em pós-medida que fazem estágio na área de educação ambiental na Fasepa.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Fotos: Carlos Williames e Dani Valente (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade