Na última sexta-feira (19), a jovem estudante de 14 anos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) recebeu um cheque de R$ 10 mil do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como parte do Programa “Bora Estudar”. Este programa premia estudantes que obtêm a partir de 900 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que se destacam em sala de aula, incentivando e reconhecendo seu esforço e dedicação.

O Programa “Bora Estudar” visa apoiar o desenvolvimento educacional dos estudantes paraenses, oferecendo oportunidades que contribuem para a realização de seus sonhos. O secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, enfatizou a importância de oferecer todas as ferramentas e oportunidades possíveis para que os estudantes possam se destacar. Ele destacou que o sucesso educacional é resultado de um esforço coletivo, e elogiou a dedicação das famílias que acompanham seus filhos.

A adolescente premiada, que passou um ano e dois meses no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef) da Fasepa, e atualmente cursa o 6° ano do ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Carlos Gomes da Costa, foi reconhecida por seu esforço acadêmico. A diretora da escola, Regina Guimarães, ressaltou a importância da parceria com a Fasepa e o trabalho desenvolvido nas unidades de medidas socioeducativas. “Essa conquista é um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos dentro das unidades de medidas socioeducativas. Mas nada disso seria possível sem a ajuda da gestora da unidade que a adolescente era atendida, e equipe técnica da Fasepa. Essa parceria é de extrema importância para o sucesso de todos os envolvidos”, destacou a diretora.

A estudante expressou sua felicidade com a premiação, especialmente agora que retornou ao convívio familiar após a conclusão de sua medida e recebeu a Liberdade Assistida. Ela pretende usar o valor recebido para melhorar a estrutura de sua casa, facilitando sua continuidade nos estudos. Ela compartilhou seu desejo de se formar em arte e direito, dedicando a conquista à sua mãe. “Todo o meu esforço é para a minha mãe, ela merece uma vida diferente!”, reforçou a jovem estudante.

O professor da Seduc e pedagogo na Fasepa, o professor Doutor Geraldo Barros, destacou os desafios enfrentados, incluindo a alta vulnerabilidade da estudante e a situação de seus pais no sistema penal. Ele mencionou a dificuldade em trazer a família para o evento, que foi possível graças a uma manobra judicial, permitindo que a mãe estivesse presente.

A mãe da adolescente, visivelmente emocionada, expressou sua alegria e gratidão pela conquista da filha, que possibilitará a realização do sonho de reformar sua casa. Ela descreveu o momento como um marco significativo em suas vidas, refletindo a importância da premiação para toda a família.”Esse é um momento de muita felicidade, porque sempre sonhei em reformar a minha casa, e hoje está realizando esse sonho, graças a essa conquista dela, não tenho nem palavras pra dizer o que estou sentindo, tô muito emocionada”, declarou a mãe.

Segundo o psicólogo e técnico, Pedro Paulo de Almeida, da Coordenadoria de Apoio às Medidas de Meio Aberto (Cream) da Fasepa, “Esse momento vivido pela jovem, é exemplo para outros adolescentes privados de liberdade. Essa premiação é fruto do esforço de toda uma equipe, tanto da Fasepa, quanto da escola. É muito importante esse momento para essa adolescente, pois proporciona um resgate de vida, resgate familiar e municipal”, declarou o psicólogo da Cream.

Texto e Fotos: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Pedro Paulo de Almeida – Psicóloga da Coordenadoria de Apoio às Medidas de Meio Aberto (Cream);
Geraldo Barros professor da Seduc e pedagogo da Fasepa;
Regina Guimarães – Diretora da Escola Professor Antônio Carlos Gomes da Costa;
Ana Cláudia Neves – Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (Seduc);
Michelli Tavares – Secretaria da Escola.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade