A campanha Janeiro Branco é dedicado aos cuidados com a saúde mental, com o objetivo de estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), mantém um trabalho constante de conscientização e cuidados que auxiliem os servidores da fundação a lidar com essas questões. A Fasepa prioriza, a qualidade da saúde mental dos servidores, e acredita que um ambiente que respeita e protege a saúde, o trabalho, e o bem-estar das pessoas é essencial para a qualidade de vida, promovendo assim a saúde mental.
Para fortalecer a rede de apoio de cuidados com a saúde mental e disseminar informações sobre o assunto, o NGP da Fasepa, no primeiro mês do ano, da continuidade ao projeto ação de saúde para os seus servidores, e para iniciar o ano, realizou na última sexta-feira (27.01), uma programação especial para os servidores da Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides, com folders informativos, serviços de enfermagem, estética, terapia ocupacional, atividades como alongamento, exercícios respiratórios, relaxamento e também palestras com dicas para favorecer o equilíbrio no dia a dia e o cuidado com a saúde mental.
Para a realização da programação, a Fasepa contou com a parceria de estagiários de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e parceiros voluntários, tais como consultoria da Mary Kay, massoterapeutas, entre outros. Além da parceria com a Prefeitura de Benevides, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidade Básica de Saúde (UBS Centro).
Este ano, a campanha Janeiro Branco traz como tema “A vida pede equilíbrio”, e com base nesse foco, o objetivo da programação foi alimentar uma cultura de Saúde Mental, destacando as necessidades e a importância do equilíbrio, hábitos saudáveis e cuidados com a saúde e o bem-estar.
A Fasepa está atenta a esse tema e oferece orientações aos gestores e servidores, estimulando continuamente os cuidados com a saúde mental, a fim de evitar os quadros de ansiedade e depressão tão comuns atualmente.
Segundo Marcela Paiva, coordenadora do NGP, “As ações de saúde, tem como objetivo realizar a reflexão e o cuidado da auto estima dos servidores com serviços diversos, valorizando e amenizando o estresse do dia a dia, e possíveis doenças”. A coordenadora informou que as ações de saúde para os servidores, serão continuas ao longo de 2023.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação