A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) realizou nesta terça feira 05 de Setembro 2023, sua IV Reunião de Coordenadores Técnicos, um evento marcante que contou com a presença de forma hibrida de Polyana Vilela, representante da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE). Polyana trouxe o pensamentos valiosos sobre a implementação bem-sucedida das audiências concentradas nas unidades de privação e restrição de liberdade no Estado de Pernambuco.
A palestrante Enfatizou que as audiências concentradas representam uma mudança significativa na maneira como o sistema socioeducativo lida com os jovens em conflito com a lei. Polyana: “Em vez de adotar uma abordagem fragmentada, essas audiências reúnem uma equipe multidisciplinar, de vários setores para que possam analisar os casos de forma conjunta”. Polyana Vilela também destacou que as audiências concentradas representam um passo significativo em direção a um sistema socioeducativo mais justo e eficaz, onde o foco está na reabilitação e na construção de um futuro melhor para esses jovens.
O evento teve a marcante participação inspiradora da Embaixadora Lana Larrá, defensora dos direitos LGBTQIAPN+. Larrá trouxe à discussão a importância de promover a conscientização e o respeito, ancorados na legislação e na Resolução CNJ 348/2020, além de ressaltar a necessidade de fornecer formação contínua aos servidores da Fundação.
A Embaixadora Lana Larrá, ressaltou que o respeito à diversidade e a promoção dos direitos LGBTQIAPN+ são fundamentais em qualquer instituição, incluindo aquelas que lidam com jovens em conflito com a lei e destacou a importância de abordar estereótipos e preconceitos que possam existir, e oferecer aos servidores as ferramentas necessárias para lidar de forma sensível e competente com questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero.
A IV Reunião da FASEPA foi fundamental para promover práticas inovadoras e inclusivas no tratamento de jovens infratores, ressaltando a necessidade de respeitar os direitos humanos e a diversidade em todas as esferas do sistema socioeducativo.