A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), realizou, no último sábado (01), na Associação de Desportos Recreativa Bancrévea, a já tradicional Festa Junina da fundação, o evento, que é promovido todos os anos nesta mesma época, foi direcionado para os servidores e seus familiares.
Forró, apresentação junina, comidas típicas, e decoração temática. Foi nesse ambiente que os servidores da fundação celebraram e encerraram o mês junino.
O evento foi organizado, com o intuito de proporcionar integração, bem estar e momento de descontração aos servidores. Além de promover a cultura e fazer com que a data fosse lembrada da forma mais autêntica possível. A festa contou com o melhor da música regional com a apresentação do Grupo Fasepart, composto por servidores da própria fundação, e com a apresentação musical do também servidor Ely Braúna que conduziram a festa com muita animação, colocando os servidores para dançar e se divertir.
O Arraial da Fasepa já faz parte do calendário da instituição e possibilita a confraternização entre todos que fazem parte da socioeducação. A coordenadora do NGP, Marcela Paiva, apontou a integração e descontração entre servidores como fator fundamental para a leveza e relaxamento durante o dia a dia socioeducativo, “Nosso objetivo é contribuir com a descontração, promovendo integração e entretenimento aos servidores, estimulando a criatividade por meio das apresentações juninas e dessa forma aumentando a disposição no ambiente de trabalho”, comentou.
A festividade teve em sua programação, o esperado concurso de miss e mister junino, onde os servidores ao longo do mês de junho, se preparam com coreografias, roupas típicas e torcida organizada, com o objetivo de representar as unidades de atendimento socioeducativo em que estão lotados. Os três primeiros colocados esbanjaram criatividade, talento e beleza, e receberam da fundação, prêmios, e o primeiro lugar também a tão esperada faixa.
O Centro de Internação de Adolescente Masculino (CIAM Sideral) foi o vencedor do concurso, segundo a gestora Lilian Mello a cooperação, integração, criatividade e talento dos servidores foi fundamental esse ano para alcançar o primeiro lugar nesse concurso, “encerrar a quadra junina com este significativo título de Miss e Mister Caipira da FASEPA, honra todos os servidores da Unidade CIAM Sideral. Inclusive porque os demais concorrentes demonstraram grandes atributos e potencialidades em suas apresentações. É importante salientar que os representantes da unidade são amantes da tradição junina, pois ambos são envolvidos em grupos culturais junino em seus bairros, razão pela qual os deixaram confortáveis em incorporar toda magia da época, através da dança cultural, vestuário e carisma ao envolver e encantar o público presente.”, declarou a gestora.
Helenicce Rocha, gestora da Unidade de Atendimento Socioeducativo da Fasepa (UASE 3), que ficou em segundo lugar na competição, destacou o comprometimento dos servidores em representar a unidade, e disse que foi lindo ver o empenho de todos para que tudo saísse perfeito, “evento como este faz com que os colegas de trabalho se sintam prestigiados e envolvidos no processo, pois a comunidade socioeducativa é muito forte, tanto dentro como fora da unidade, e o mais importante é a união que cerca esse movimento, pois o que importa é estarmos felizes e em paz”, pontuou.
Para gestora Priscila Barroso da (UASE 1) que conquistou o terceiro lugar, o sentimento de participar de um evento como esse, em que integra os servidores, não é diferente dos demais, “foi um momento maravilhoso, onde os servidores se uniram mais uma vez em prol de um objetivo, não conseguimos alcançar o almejado, porém, somos vencedores, a união e a parceria de todos venceu!”, destacou.
O sucesso de um trabalho realizado por meio de programações como essa, faz toda diferença no caminhar socioeducativo, “só é possível fazer o que estamos fazendo hoje, com a participação ativa dos servidores. Toda essa festa foi pensada por eles e para eles”, disse o Diretor de Atendimento Socioeducativo (DAS), Andrei Miranda.
A alegria foi contagiante para os que aproveitaram cada momento da programação. Foi uma noite de trocas culturais e integração, que mostrou o talento dos servidores que fazem a socioeducação no Estado do Pará.
Fotos: Carlos Wiliiames (Ascom Fasepa)