A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da sua Assessoria de Comunicação (Ascom), promoveu no período de 11 a 15 de dezembro, mais uma formação para servidores das duas unidades socioeducativas de Santarém, o Centro de Internação do Baixo Amazonas (Cseba) e o Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS), formação que orienta os servidores sobre “Conceitos Básicos de Comunicação e Fotografia na Socioeducação”.

 

A formação tem como objetivo garantir o conhecimento básico dos participantes, sobre a Lei de direitos a preservação da imagem dos socioeducandos conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) numa perspectiva transformadora, de respeito às relações sociais e pessoais de cada indivíduo.

 

Conforme o gestor do Cseba, Sérgio Pinheiro, as orientações compartilhadas com os servidores foram de extrema importância para o dia a dia socioeducativo, “o aprendizado recebido, serviu para a qualificação e qualidade no trabalho socioeducativo que os servidores desempenham no cotidiano da unidade”, declarou o gestor.

 

A Ascom encerra o ciclo de oficinas  com a realização da ação que compõem o plano de trabalho da Assessoria de Comunicação da Fundação, que avaliou ao longo de 2023 a necessidade de informar os servidores sobre os direitos e deveres dos socioeducandos, melhorando o entendimento e ampliando de maneira positiva a visibilidade do trabalho desenvolvido pela Fasepa.

O servidor Luís Cláudio Furtado, da unidade CAS de Santarém, declarou que “Foi muito bom participar dessa oficina, poder ter compartilhado os conhecimentos básicos de fotografia na socioeducação, e de lei sobre direito de imagens, que vocês nos passaram, isso irá melhorar muito o nosso trabalho no dia a dia socioeducativo”, relatou o servidor.

A oficina foi dividida em dois momentos para cada unidade, com teorias e atividades práticas, onde os servidores tiraram dúvidas e compartilharam suas experiências, garantindo um enfoque acessível às diretrizes que regem a socioeducação.

Segundo o coordenador da Ascom, Miguel Figueiredo, o ciclo de oficina promove uma aproximação da assessoria de comunicação com os servidores das unidades da Fasepa, “A experiência vivida nas oficinas, mostra o quanto precisamos estar presentes nas unidades socioeducativas, conhecendo o dia a dia, orientando e coletando informações a respeito das ações desenvolvidas. Agora formamos parceiros da Ascom dentro das unidades, isso irá ajudar muito a coletar informações e compartilhar cada vez mais o que a socioeducação do Estado do Pará tem realizado”, explicou o coordenador.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade