Durante esta semana, técnicos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) participaram do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos Restaurativos, realizado na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O evento, fruto do Termo de Cooperação entre FASEPA e TJPA, ocorreu de 08 a 12 de julho de 2024, dividido nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h.

O objetivo principal do curso foi capacitar os participantes para atuarem como facilitadores de círculos restaurativos, uma prática cada vez mais reconhecida por promover o diálogo e a resolução de conflitos de forma pacífica e colaborativa. Os círculos restaurativos têm se mostrado eficazes não apenas no sistema judicial, mas também em contextos educativos e comunitários, ajudando a fortalecer vínculos e restaurar relações.

“O curso foi uma experiência de imersão, proporcionada pela vivência intensa de práticas circulares, permitindo que cada facilitador explorasse tanto seu lado sombra quanto seu lado luz”, destacou a psicóloga, Célia do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da Fasepa, reforçou também, que esta abordagem ofereceu a oportunidade de refletir criticamente sobre a prática no contexto socioeducativo.

Os profissionais envolvidos, tiveram a oportunidade de aprender técnicas de mediação, escuta ativa e gestão de conflitos, fundamentais para aplicação dos círculos restaurativos no contexto socioeducativo. Além disso, foram abordados casos práticos e experiências bem-sucedidas de implementação dessa metodologia no contexto socioeducativo de diferentes regiões.

A formação contou com a presença de duas profissionais da área da Justiça Restaurativa, Ceila de Moraes, docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Forma Pará da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e Josefa Dutra, coordenadora de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Josefa é pedagoga, mestre em Ciências da Sociedade pela UFOPA, especialista em Tecnologias em Educação pela PUCRJ e facilitadora e multiplicadora de círculos de construção de paz e justiça restaurativa, formada por Kay Pranis TDH.

O segundo momento da formação, se dará em Agosto onde os facilitadores terão como meta antes da certificação a aplicabilidade de 08 círculos em diferentes públicos.

O encerramento do curso, realizado ontem no final da tarde, destacou a importância da formação contínua dos profissionais que lidam diretamente com questões sensíveis e complexas, como as enfrentadas pela FASEPA.

Por: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Divulgação

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade