O Governo do Pará, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), assinou no último dia (6), um termo de cooperação técnica que visa à inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, por meio de contrato de aprendizagem. Essa é uma ação conjunta, em parceria com a Alunorte Alumina do Norte do Brasil (Alunorte), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação Polo Produtivo do Pará (APPP).
O objetivo dessa parceria, é ampliar as oportunidades para esse público em estado de vulnerabilidade, oferecendo qualificação profissional e oportunizando a primeira experiência remunerada do trabalho. Além de fortalecer as ações executadas pela Fasepa, atendendo o que prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
A assinatura do termo viabiliza uma prática educacional que desenvolve habilidades e autonomia na formação para o exercício da cidadania, indo ao encontro da política que fortalece a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, com boa aceitação nas empresas, além de prepará-los melhor para o mercado de trabalho.
Segundo o presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues, “A educação e capacitação para o trabalho possuem especial relevância na prevenção da reincidência na prática de atos infracionais cometidos por adolescentes e jovens adultos. Essa parceria fortalece a corresponsabilidade do Estado e de instituições empresariais na garantia do direito à profissionalização do jovem em conflito com a Lei, estimulando sua capacidade cidadã e sua dimensão produtiva, ofertando possibilidades de ingressar, permanecer e ascender no mundo do trabalho”, destacou o presidente.
O momento contou com a presença do Presidente da Fasepa, Carlos Rodrigues Junior; Diretor da Alunorte Alumina do Norte do Brasil (Alunorte), Alberto Nazareno; Diretor do SENAI, Dário Antônio Bastos Lemos; Chefia de Gabinete da Fasepa, Suelen Rocha e da Assessoria da Fasepa, Érika Souza.
Texto: Dani Valente
Foto: Divulgação